Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Sobre aulas agitadas e sanduíches.

Oi, gente!
Lembram quando nos ensinaram que devemos deixar que as crianças levem a aula? Pois bem!
Ontem, já na metade da aula em uma turminha bem agitada, eu quis introduzir a atividade do sanduíche, então eu fiz o desenho de dois quadrados, pedi para que eles imaginassem que fossem dois deliciosos sanduíches, um eu dividi em quatro quadrados o outro em quatro triângulos e perguntei: "Qual dos pedaços vocês acham que é o maior?", todos responderam que era aquele em formato de triângulo. Eu perguntei: "Têm certeza? Eu acho que vocês estão certos, mas vamos olhar melhor pra esse sanduíche", foi então que um aluninho perguntou se podia ir à lousa desenhar dois sanduíches para que os outros e eu descobríssemos qual pedaço era o maior. (Pausa dramática)
Eu, que particularmente adoro a ideia dos alunos irem à lousa, tive a brilhante ideia de dizer sim.

Meus caros, vejam as fotos do fim que levou a aula:




Sim, um TORNEIO de melhor sanduíche em que eu era a crítica.

Nem sempre a aula corre tão bem quanto esperamos, nem mesmo na direção em que queremos, mas acredito que o importante é que ela acompanhe o ritmo das crianças. Já estava quase no fim da aula e eu estava sem cartas na manga. Talvez se eu fosse mais dura com eles, eu conseguiria continuar com o sanduíche, mas será que eles pegariam a ideia? Será que eles teriam se divertido ou seria só mais uma aula chata de matemática?

Me deem sugestões, dicas etc, de como vocês lidam com a perda de controle da aula. O que vocês fariam nessa situação?

Boa semana a todos e vejo vocês no Rio!

Kayleigh.


Um comentário:

  1. Oi Kayleigh. Aconteceu coisa parecida quando fui falar dos sanduíches... a atividade foi toda deles dividindo os quadrados de diversas maneiras em partes iguais. O mais longe que cheguei foi que eles refletissem que quanto mais dividissem, menor os pedaços ficam, portanto comer 2 pedaços de 1/4 é o mesmo que comer 1 de 1/2, por exemplo. Hahaha

    ResponderExcluir