Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Existem números entre números?

Foi com essa pergunta que iniciei a aula com uma turminha de 5º ano. 
- "Existem números entre números?"
Eles disseram que sim, mas quando perguntei como poderíamos saber se existem números entre números, eles não souberam responder. Então, eu perguntei a idade deles e fiz a seguinte pergunta:
- "Que número está entre o 10 e o 12?"
- "O 11, tia. Isso é lógico!" - Crianças falaram em coral. (rsrsrs)
- "Entre o 3 e o 5?"
- "O quatro."
Então, eu desenhei uma reta numérica apenas do 0 ao 1 e perguntei:
- "Existem números entre números?"
- Um menino disse: - "Sim. Essa reta parece uma régua e na régua tem uns tracinhos entre os números." 
- Eu disse: "Interessante!"
Desenhei um sanduíche na lousa e perguntei:
- "Tenho uma amiga que quer dividir esse sanduíche comigo. Quero dividi-lo na metade. Onde é a metade?"
Eu desenhei várias possibilidades para cortar na metade e perguntei: 
- "E se eu quiser representar esse sanduíche em um número, qual seria esse?"
E fomos conversando sobre as possibilidades. 
Temos dois pedaços e tiramos um. Formalizamos na fração 1/2. Depois as crianças foram me perguntando: 
- "Tia, e se chegar mais duas amigas da senhora, como ficaria?"
- "Bem, como eu devo cortar o sanduíche pra quatro pessoas?"
- "Em quatro pedaços tia."
- "E se apenas uma delas, decidir comer um dos pedaços. Como eu poderia representar esse outro sanduíche em um número? 
Eles falaram: - "Nós temos quatro pedaços e tiramos um. É 1/4, tia? porque nós temos 4 pedaços e só um pedaço foi comido por uma das amigas. No outro a tinha 2 pedaços e foi comido apenas um, por isso ficou 1/2."
E nós fomos formalizando na fração 1/4.
Eu voltei para a reta e perguntei: 
- "Eu quero colocar esse 1/2 (as crianças estavam chamando de meio ou metade) na reta. Onde ele ficaria?"
Uns disseram que depois do 1 e outros disseram que antes do 1 e eu perguntei:
- "Quem é maior, o 1 ou 1/2?"
- Nesse momento a turminha se dividiu no debate sobre quem era maior. 
Desenhei novamente os dois sanduíches e mostrei os pedaços, o 1, o 1/2 e 1/4. E a partir dos pedaços elas compreenderam que o 1 é maior que 1/2. Elas disseram que o 1/2 deveria ficar entre o 0 e o 1, porque ele é a metade de um.
Avançamos muito nessa aulinha e eu fiquei contente, pois os alunos queriam cortar em mais pedaços, inclusive na pizza. Foi bem legal ver o interesse deles. 

Fotos dos momentos da aula:

 Cortando os pedaços na pizza.


Posicionando as frações na reta numérica.


Karolynne Barrozo (Fortaleza - Ce)

2 comentários:

  1. Uma excelente aula Karol, realmente a lógica que muitos alunos usam é surpreendente. O que eu tenho analisado é que eles possuem as informações, raciocinam, mas o difícil é a organização do pensamento. É a concentração é transformar o abstrato para o concreto.
    Abss,
    Otima aula.

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  2. Muito legal Karol!!! Interessante como os alunos acham que 1/2 é sempre depois do 1! Os meus também pensam assim, pois vem o 1 e embaixo o 2... uma aluna minha disse: "então é óbvio que tem que ficar entre o 1 e o2!". Por isso é importante mesmo trabalhar com o sanduíche :) beijos pra ti!

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