Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

domingo, 21 de setembro de 2014

Essa semana que passou aproveitei para pôr em pratica algumas das atividades que aprendemos na semana do workshop. Usei a atividade sugerida pela Flávia, de desenhar a reta dos números posicioná-los de 10 em 10, e pedir para que as crianças adivinhassem o número, sendo que  a  cada número que dissessem deveriam ir até o quadro e escrevê-lo. Pensei nessa atividade pois tenho  uma turma que tem muita dificuldade em ordenar e quantificar os números. Bem, essa atividade foi um sucesso eles adoraram, e pude ver bem a dificuldade de cada um. Pensei então que poderia aplicar essa mesma atividade com crianças  que possuem mais facilidade, e explorar mais essa atividade,  comecei o processo normalmente com as crianças tentando adivinhar o número e indo ao quadro (vou aqui atualizar um exemplo da situação de sala),  escolhi o número 50,  uma das minhas alunas  na sua tentativa disse q o número que eu havia escolhido era o 25 ,  então disse que daria uma dica diferente, que 25 era a metade do número  que eu havia escolhido,  e assim segui a atividade com metade, o dobro, para  que eles tentassem adivinhar,  como consequência trabalhamos divisão e multiplicação, para quem tinha dificuldade na divisão utilizei  a proposta do Robson, que por sinal, eles também adoraram.  Em uma outra turma, utilizei a sugestão da atividade do pessoal de Brasília. Os alunos adoram, foi muito divertido, assim como todas as aulas do Círculo!

Obs: na atividade de adivinhar os números, os alunos também podiam escolher um número e pedir para que os colegas adivinhassem, e assim eles mesmos diziam se o número dito era maior ou menor do que o número por eles imaginado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário