Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Pacmans e a subtração

Semana passada estive trabalhando subtração com os "pacmans" com os alunos do círculo. Uma semana antes disso, tinha me chamado a atenção a dificuldade de algumas turmas do 4º ano em realizar subtrações onde era necessário, como eles dizem "pedir emprestado". Eles estão aprendendo divisão pelo currículo da escola, mas não sabem operar com subtrações. O grande problema é que eles (e não somente eles, mas a maior parte dos alunos que conheço) tentam fazer tudo mecanicamente, como uma regra (que não deixa de ser), mas não entendem o que está por trás da regra. A subtração tem virado uma técnica de "corta-empresta" onde magicamente se chega na resposta. E é nesse contexto que a atividade com os pacmans se torna importante: com ela os alunos são levados a refletir sobre o que está por trás do algoritmo. Foi interessante vê-los envolvidos na atividade e apresentando ideias que naturalmente geravam as regras da subtração. Eles logo entenderam que um pacman da casa dos 100 só poderia comer uma bolinha que estava na casa dos 100, como uma aluna disse: "se ele comer uma bolinha de 10 ficará com fome e se comer uma bolinha de 1000 explodirá". O problema do "pedir emprestado" facilmente se resolveu, pois quando não havia comida para pacmans que ele pudesse comer, precisavam arranjar comida de outra casa, sendo necessário explodir uma comida e transformá-la em 10 comidas da casa da direita -aliás, os alunos amaram a parte de desenhar bombas para explodir comidas. Além disso, também acabamos resolvendo contas que resultavam em números negativos (ou seja, sobravam pacmans, não comidas)!

Enfim, fiquei animada com as aulas dessa semana! É ótimo ver alunos explorando a matemática como ela realmente é e não somente com fórmulas e algoritmos que muitas vezes eles só memorizam, sem entender.


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