Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Alimentando a auto - estima

     Brincar com a Imaginação das crianças, é parte fundamental nas aulas do círculo. Sempre ao iniciar as atividades procuro introduzir com uma história, um fato da semana e pergunto pra crianças sobre o que elas pensam a respeito sobre o assunto, tudo isso faz com elas se sintam a vontade e envoltas em sua realidade. Pois nossas crianças devem ser ouvidas em sala de aula, enfim ouvi-las nos possibilita uma melhor interação em sala de aula.
       Em um artigo de Maria Malta Campos¹ em que ressalta a importância de tornar a criança protagonista sem eximir o profissional de educação. Neste sentido, o estímulo das crianças através de histórias e heróis favoritos, trabalha não somente a imaginação mas a auto-estima.
        Nesta semana foi gratificante ver a participação de uma aluna, a qual é conhecida na sala por seus colegas como aquela "não faz nada" ou  "deixa o caderno em branco", tirar o dedo da boca e dizer seu número favorito, foi meu grande presente.



Desenho de uma aluna do 2º ano. Foi sua sugestão para ser a bailarina "A princesa Cinderela".




¹CAMPOS, M. M. Por que é importante ouvir a criança? A participação das crianças pequenas na pesquisa científica. In. CRUZ, S. H. V. (org.). A criança fala: a escuta de crianças em pesquisas. São Paulo: Cortez, 2008, p. 35-42.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário