Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Labirinto com Coordenadas

Apliquei o Labirinto em diversas turmas, mas verifiquei nas primeiras aplicações que seria difícil para os alunos pensarem na ideia de coordenada, pois não é um assunto que não foi trabalhado com eles anteriormente e a grande maioria não conhece o jogo Batalha Naval. Em vista disso, resolvi introduzir a ideia de coordenada como sendo a indicação do número da linha e do número da coluna dos quadrados do labirinto, após numerá-las de um a cinco. Além disso construíamos uma tabela para colocar as coordenadas que, a partir delas, era possível passar por todo labirinto segundos as regras e as coordenadas que não eram possíveis. A atividade, para muitos, ficou mais divertida e desafiadora, porque eles tinham de descobrir o que as coordenadas que davam certo tinham em comum, assim como as que não davam certo. Uma aluna sugeriu que as coordenadas que davam certo tinham um número ímpar e um par. Não sei se fiz bem, mas os alunos se divertiram bastante, tentando encontrar variados caminhos pelo labirinto a partir de diversas coordenadas.

Ana Paula Irineu,
São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário