Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Dia de Sorte ou Recompensa?

Na semana passada eu tive um dia daqueles em que você é totalmente surpreendida pelas suas turminhas...

Sabe como é, a semana estava chegando ao fim e juntamente com ela o cansaço acumulado também. Acordei meio indisposta, com dor de cabeça, e por isso, sem muita vontade de ir pra escola. No entanto, entre um pensamento e outro enquanto despertava cedo da manhã, refleti sobre aquele dia, que de fato teria justificativas para faltar, mas pensei naquelas crianças, que já me acompanham desde o ano passado, com seus doces sorrisos, na maneira como elas demonstram seu afeto com aquele abraço apertado a ponto de quase me derrubar, e nos seus desesperos em responder aos "desafios" lançados durante as aulinhas. Lembrei também das suas bagunças, mas que são apenas reflexos da idade e do contexto mal organizado a qual estão inseridos... Então, decidi que mesmo nestas condições, valeria muito mais a pena ir encontrá-los.
Cheguei e fui recebida com tudo aquilo que já descrevi acima. Busquei-os e fomos para o nosso cantinho. Me programei para a atividade dos números triangulares, mas os alunos me deram muito mais que isso, com seus universos de criatividade a atividade foi além da noção sequencial dos triângulos.
A fim de introduzir a temática começamos a conversar sobre os triângulos. Pedi que eles fossem um a um no quadro desenhar o seu triangulo, e o desafio era que o próximo a desenhar deveria tentar fazer um triangulo diferente. Após isso, os questionei: Será que a gente consegue desenhar triângulos sem utilizar nenhuma linha, ou seja sem fazer um traçado na sua forma?
Alguns responderam instantaneamente: "ai não 'tia' é muito difícil!"; outros disseram "eu acho que é impossível" e depois de alguns minutos pensando as crianças sugeriram: "tia por que você não desenha o triangulo usando pequenos tracinhos?", outro falou: "não, tia faz com bolinhas" - se eu quisessem parar por ali, eu já teria o ponto de partida para apresentar o objetivo da atividade, mas como no Círculo da Matemática a regra principal é dar espaço para as crianças, continuei ouvindo o que eles diziam. E daí vieram: "faz com quadradinhos, faz com letras, números, estrelas, corações, nuvens" e etc. (Veja abaixo o resultado)



E começamos a desenhar lindos triângulos no quadro. A partir daí, lembrei com as crianças a brincadeira de bolinhas de gude (que aqui chamamos de "bila") e então todos entenderam o que deveriam fazer. Fiz o triangulo inicial com 3 "bilas" e daí perguntei qual seria o próximo, alguns responderam instantaneamente 4 (talvez pelo fato de ter perguntado a sequencia, eles associaram ao próximo número), outros disseram números aleatórios como 7, 10, 19, 200 e etc, mas aos poucos quando fomos conversando eu ouvi alguém em tom bem baixo dizendo "eu acho que o próximo é o 6, sim, sim é o 6". 

Como combinado, todas as respostas estavam sendo registradas no quadro, então naquele momento comecei a contar os pontos de cada linha "imaginária" no triangulo para ajudá-los a chegar na conclusão do próximo a ser desenhado. E daí perguntei quantas bolinhas você acham que terá na próxima linha para que esse triangulo fique maior que o primeiro que fizemos (com três bolinhas)? 

Com isso, todos entenderam a lógica e responderam que deveria ser o 6. Continuamos fazendo os próximos triângulos e fomos chegando até o 21, e daí uma criança falou "vai ser o 21, porque o 15 + o 7 da próxima linha vai dar 21". E neste ponto chegamos nas continhas, e por isso perguntei sobre como poderíamos escrever as continhas para cada um daqueles triângulos.
Nesse momento as crianças se sentiram mais desafiadas ainda a descobrir jeitos diferentes de formar aquela continha que seria a soma dos pontinhos e começaram a criar jeitos diferentes de representar aquela soma.
3 + 3 + 4 + 5 --> 3 + 4 + 3 + 5 --> 5 + 5 + 5 
5 + 5 + 5 + 6 --> 2 + 2 + 1 + 5 + 5 + 6
1 + 1 + 1 + 1 + 1 + 5 --> 3 + 2 + 4 + 1
e etc..


Nesta semana, com essa atividade:
Algumas turminhas conseguiram chegar até o 28 e então a aula acabou;
Outras turminhas chegaram ao 21 e fizeram as somas apresentadas;
E outras turminhas não passaram do 15, mas com tamanha empolgação que após o término da aula queriam continuar na sala;
Enfim, neste dia aconteceu um daqueles momentos preciosos onde você consegue a atenção de todos, e os percebe interessados e ativos na participação. Foi muito legal de se ver.  E a dor de cabeça? Foi embora sem eu nem perceber... E é aí que você começa a considerar a importância de estar alí contribuindo para a aprendizagem desses pequeninos, mesmo com todas as adversidades ao seu redor. 
Até a próxima!

Priscila Belo.

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