Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

domingo, 1 de dezembro de 2013

Evolução das nossas aulas

Estamos chegando à etapa final de nossas aulas na maioria das escolas, mas eu, e alguns outros educadores, tivemos a oportunidade de começar em novas escolas neste fim de semestre.

Dando aula com a Janaína, nesta sexta-feira, vi como nossos estilos se adaptaram e como agora contamos com um leque maior de ideias para fazer as crianças se entusiasmarem com a nossa matemática. Imagino que seja assim com todos.

Para começar, fiz a reta e a Janaína desenhou um minion (sabem? Os minions do filme "Meu Malvado Favorito"). O nome elegido pela turma foi Bananinha - que suscitou a lembrança dos Bananas de Pijamas (um programa infantil criado na década de 90). Para nossa surpresa, as crianças conhecem este programa.

Colocamos os números na reta, com o auxílio das crianças e começamos a tentar fazê-las chegar ao conceito dos números negativos. Sorvete, Papai Noel (com Polo Norte), jornais de TV que falam "abaixo de zero", mas nada funcionava.

Demos uma pausa e resolvemos fazer pulos com o Bananinha para que ele pudesse pegar seu pijama, que estava no 12. Fomos indo de 1 em 1, de 2 em 2, ... etc. Eu sinto que aprendi a cometer mais erros, e tento chutar para mostrar às crianças que é isso que devemos fazer sempre: ter palpites/estimativas sobre o que está acontecendo. Em certo momento, escrevi mais números na reta, mas pulei alguns números. Prontamente, todos os alunos notaram!

Já no fim da aula, coloquei, ao lado da reta horizontal, uma reta vertical. Perguntamos se eles já tinham andado de elevador e sobre os botões que existiam no elevador. Chegamos até o térreo (zero) e surpresa: alguém fala (depois de eu perguntar sobre a garagem do prédio), "-1!!!".

Saí dessa aula muito feliz por nós duas e por todos os educadores do Círculo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário