Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

sábado, 7 de dezembro de 2013

Mais um dia...


Eu cheguei em uma das salas do 3 ano sem o conteúdo feito. Apenas sabia que ia trabalhar com mais enfoque na atividade que eles escolhessem e a atividade que essa turma escolheu foi a da bailarina. Bom, "então vamos trabalhar com pulos maiores !" , eu disse à turma. E assim eu perguntei o numero de saltos que a bailarina devia fazer e a outro eu perguntei quantas vezes ela devia fazer aquilo. Assim, funcionou todos os números. Dessa forma, a aula foi rolando até alguns deles perceberem que o total de "pulinhos" que ela fazia era a multiplicação dos números, ai sempre quando eles decidiam o numero de pulos e quantas vezes ia fazer aquilo ele multiplicavam e achavam a resposta. Mas, então eu disse que dessa vez a bailarina não ia partir mais do zero e sim de outro numero. Então, eles já começaram a pensar mais. E ficaram com a missão de encontrar também uma maneira mais rápida da bailarina pular. Também propus de fazer varias saltos de formas diferentes ao mesmo tempo e saber aonde ela ia parar de dançar. Bom, foi muito legal e as crianças já estão mais soltas e confortáveis dentro da sala. Sabemos que não são todas, pois ainda existem aqueles que não querem participar e aqueles que encontram outra diversão no momento da aulas. Mas, estou chegando ao fim com um sentimento de missão cumprida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário