Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

sábado, 21 de dezembro de 2013

Acreditar é fundamental

Nesta última semana, aconteceu algo que considerei incrível e me desculpem porque até agora não consegui contar a história para quem quer que fosse sem derramar uma lágrima. Tenho uma aluna chamada Vitória e o "problema" era simples: ela não falava com ninguém, nem com a professora. Durante todas as aulas eu via ela querer esboçar sua opinião quando eu perguntava: preciso que vocês me ajudem dando alguns palpites e eu sempre tentava, do meu jeitinho, fazer com que ela falasse, se expressasse. Já na última aula, quando eu fui passar o questionário eu cheguei e disse pra ela, como faço todos os dias: "Oi, Vitória. tudo bom? Como você está? " e para a minha surpresa e mais profunda satisfação ela me respondeu e não só isso, conversou comigo. Para mim não foi apenas uma conversa, foi um aceite, uma porta aberta para mim. Eu sequer lembro das coisas que ela me falou de tão extasiada que fiquei. Me lembro apenas de ela ter questionado sobre a questão 4 e ter me dito que não sabia o que escrever mas sabia que eram muitos grãos. Cheguei em casa me sentindo extremamente satisfeita, depois de abraços, pedidos do tipo "professora, fica com a gente" e na última turma que passei os meninos até gritavam festejando achando que iria ter aula naquele dia. Só de lembrar que o primeiro comentário que ouvi sobre a Vitória foi: "Professora, nem adianta falar com ela, essa menina não fala com ninguém não, nem coma professora." Pois é, eu não escolhi ser professora, essa profissão foi quem me escolheu e sei que persevero porque acredito bastante no meu trabalho com meus pequenos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário