Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Retomada das postagens

Bom, foram, pelo menos, três meses de atividades realizadas pelo Círculo da Matemática. Muitas idas e vindas, muitos acertos, muitos erros... Enfim. No meio de tudo isso, imprevistos que atrapalharam a descrição das atividades. Pelo menos comigo, a falta da internet me impediu de fazer as postagens no Blog. Fotos foram tiradas, boas ideias apresentadas pelos alunos... Tudo isso foi muito prejudicado, deixei de mostrar interpretações interessantes (pelo menos esse é o meu ponto de vista) sobre o que os alunos compreenderam das atividades apresentadas. Mas, enfim.

Semana passada, consegui aplicar a atividade dos pontos explosivos. Como sempre, tem aquele que não participa; acha que é algo desnecessário, que já sabe TUDO de matemática e não participa. Mas, de algum jeito, sempre termina sendo contagiado por aqueles que participam. O que mais me chamou a atenção foi o que uma aluna escreveu sobre o que é, para ela o Zero:

Por falta de tempo, ainda não consegui conversar direito com Bia sobre esse pensamento dela. 
Esta atividade veio "a calhar", pois a professora estava iniciando a questão da adição e da subtração com o famoso "vai 1". Sem contar que puderam fazer associações dos pontos com números e, enfim, entenderam, como acontece esse tipo de operação matemática.



Nenhum comentário:

Postar um comentário