A caminho do II
Workshop de formação, nós, educadores de Fortaleza estávamos conversando no
avião e vimos que muitas das nossas dificuldades eram iguais, e outras
diferentes. Aos poucos, vimos que dicas foram importantes para ajudar quem
ainda não havia começado. Então ficamos intrigados em saber como foi nas outras
regiões, que dificuldades encontraram, quais sugestões e dicas eles teriam para
nós! As expectativas eram muitas!
No primeiro dia do II Workshop, pudemos perceber que não
estávamos sozinhos e que muitas dificuldades que tivemos os nossos colegas de
outros estados também tiveram. As sugestões do Bob e Ellen foram muito
importantes. Os relatos dos educadores foi muito rico, ouvir de outros professores
que algumas de suas aulas eram conturbadas por causa da inquietação dos alunos
foi importante para vermos que sempre haverá alguma turma assim.
Umas dos pontos mais importantes foi nossa reflexão sobre
nós mesmos além de ouvir críticas, elogios e sugestões dos colegas, pois erros
que passaram despercebidos para nós eram notados pelos outros educadores e foi
um momento de construção e aprendizado.
Nas avaliações ficamos muito intrigados com algumas
questões “ambíguas” e nos perguntamos o porquê delas! Achamos interessante
levar em consideração a maneira que as crianças interpretariam a avaliação,
podendo haver mais de uma resposta correta. Usualmente as escolas não aplicam
questões nesse estilo, e quando a questão tem duplo sentido, a coordenação ou
aceita apenas uma resposta correta ou anula a questão.
Estamos com uma grande expectativa em relação à avaliação
dos alunos da UFRGS, pois sabemos a importância de ter uma avaliação individual
em relação ao método “The Math Circle”, pois às vezes temos pequenos vícios que
não percebemos, erros simples que cometemos e alguém de outra área poderá nos
ajudar muito. Acreditamos que será uma troca mútua, iremos ajudá-los em sua
formação e vice-versa.
Relato escrito na volta para casa.
Carla Vital e italo Lucas
Carla Vital e italo Lucas
Nenhum comentário:
Postar um comentário