Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

O "mundo" dos contrários

Algo que certamente tem sido marcante em minhas experiências desenvolvendo os Círculos da Matemática é ser surpreendida vez após vez pelos comentários dos alunos. Um exemplo sempre me vêm a mente quando penso nessas ideias que vão surgindo no meio das aulas.

Algumas semanas atrás, enquanto íamos "descobrindo" os números negativos ao ver a bailarina dançar sobre a reta para trás do zero, vi um sorriso surgir no rosto de uma das alunas. Continuamos a atividade e em certo momento ela levantou a mão e disse animada "olha! Estamos entrando no mundo dos contrários!". Tive que rir e disse "é verdade, não é legal?", ela acenou com a cabeça e continuou a observar esse novo "mundo" que estava enxergando...

E lembrando dessa experiência, penso naquela frase: "e se as melhores ideias estivessem na mente daqueles que não tem a oportunidade de falar?". Dar voz a essas crianças tem sido um desafio, mas, certamente, um desafio recompensador.



4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Samanta! Mais impressionante que as carinhas deles ao fazer as descobertas são as nossas expressões ao presenciar isso!!

    ResponderExcluir