A formação de um professor não visa atingir apenas a formação do aluno, mas na proporção que formamos outros, nos formamos também como pessoas melhores e profissionais mais sensíveis as necessidades dos outros. Aprendemos a técnica e o "como fazer" no dia-a-dia, mas essa técnica é envolta com uma bagagem pessoal. E a oportunidade que estamos tendo ao realizar esse projeto nos torna pessoas melhores, na compreensão das dificuldades do outro, nos relacionamentos interpessoais, de respeito, e intrapessoais, na superação de dificuldades, na compreensão de que o erro pode nos ajudar a repensar uma prática para fazermos melhor.
O círculo democratiza as relações, não separa e exclui, mas inclui todos com o mesmo objetivo. Um objetivo dinâmico de uma formação que não é imposta de "cima para baixo", mas por todos.
Refletindo sobre minha formação, compreendo que não sou a mesma do início e nem serei a mesma do fim. Acredito que tenho melhorado. Para que eu possa formar outro, eu preciso me formar primeiro ou conjuntamente. E assim, o círculo é feito por todos, professores de Norte a Sul, por crianças diversas e experiências riquíssimas que resultam na formação de pessoas melhores.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOi Karolynne, senti isso também sobre o projeto ter a capacidade de 'tornar-nos pessoas melhores', pois o Círculo estimula muito a tolerância dos professores com seus alunos(as) e entre eles mesmos, o que é um valor fundamental de convivência pessoal e democrática.
ResponderExcluirOlá Flávio, eu pude perceber que nessa segunda capacitação estávamos mais maduros em muitos aspectos. Sinto que estamos de fato vivendo o que acreditamos em relação aos princípios do círculo da matemática e isso me motiva, pois acredito que o nosso maior investimento é na formação de pessoas e profissionais que acreditem e vivem o que professam.
ResponderExcluirÓtima reflexão Karolynne! Tudo isso que estamos construindo juntos certamente está nos mudando, e espero que aos poucos essas mudanças em nós produzam mudanças em nossos Círculos!
ResponderExcluirCom certeza Karol, crescemos juntos e ajudamos o país a crescer!
ResponderExcluir