Durante o segundo seminário de capacitação dos educadores(as) do Círculo da Matemática foram relembrados em discussão com todo o grupo os mais importantes 'mandamentos' pedagógicos do Círculo da Matemática do Brasil. O esforço coletivo de lembrança dos princípios deixou claro o que se sente como mais importante na prática diária do Círculo:
MANDAMENTO 1 - O ERRO
Não dizer que as crianças estão erradas. Pelo contrário, usar pedagogicamente as respostas erradas.
MANDAMENTO 2 - A PARTICIPAÇÃO
Buscar a participação de todos os alunos, de todos os modos.
MANDAMENTO 3 - PERGUNTAR
Usar perguntas ao invés de afirmações. As perguntas devem ser simples. Evite ser a fonte última de conhecimento da sala de aula.
MANDAMENTO 4 - REGISTRAR
Registrar as respostas dos alunos e alunas no quadro. Toda opinião (e chute) conta.
MANDAMENTO 5 - NÃO DAR AS RESPOSTAS
Ajude os alunos e alunos a chegarem na resposta certa, mas não dê as respostas a eles (associado ao mandamento 3)
MANDAMENTO 6 - INCENTIVAR
Usar incentivos positivos para frisar as ideias, sem promover o individualismo. A respostas devem ser celebradas porque estão certas, não porque o aluno(a) acertou. É um ponto sutil, mas fundamental.
MANDAMENTO 7 - DEMOCRATIZAR E COOPERAR
Criar um ambiente cooperativo, não competitivo em sala de aula. Estimular o espírito democrático na aula e a autonomia das crianças.
MANDAMENTO 8 - SER HUMANO
Permita-se errar também e adotar uma postura mais humana em sala de aula. Conhecer os alunos(as) pelo nome é chave.
MANDAMENTO 9 - TER CRIATIVIDADE
Criar quando as dificuldades não lhe deixarem fazer o que planejou. Use a adversidade para criar modos alternativos de se fazer matemática.
MANDAMENTO 10 - INCENTIVAR A IMAGINAÇÃO DAS CRIANÇAS
A imaginação é importante para a construção de estratégias lúdicas de engajamento das crianças e para a abstração necessária para seguir adiante na matemática.
Outros pontos foram esquecidos, mas apareceram em uma revisão do material pedagógico do Círculo como dar tempo as crianças para responderem, dar flexibilidade ao quadro-negro, deixando certos resultados no quadro para as crianças consultarem, diversificar problemas e questões e não deixar que ocorra nenhuma forma de desrespeito entre os educadores e alunos(as), ou entre eles, pois ninguém deve trabalhar em um ambiente hostil, achando isso natural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário