Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

O Círculo da Matemática do Brasil: sensibilidade pedagógica na relação professor-criança




"A educação é um processo de transformação do ser humano, que necessita também de vários ‘insumos intangíveis’ apenas acessados através de sensibilidades pedagógicas. Infelizmente, parece que há pouco espaço para a pedagogia na formulação das políticas educacionais brasileiras." ( Flavio Comim). Compartilho essa citação do blog do Flávio, porque ela expressa exatamente a proposta do Círculo da Matemática do Brasil. Não limita-se a materiais, a números, a índices apenas, mas considera a sensibilidade pedagógica na relação professor-criança, o foco na relação de motivação e diversão durante o processo de aprendizagem. Considera a formação humana de crianças e professores. O investimento é feito em pessoas, não em coisas. De forma simples, eles mostram que atitudes pedagógicas são mais importantes que tantos recursos durante a aprendizagem. Quando me refiro a isso, não desconsidero a importância de termos condições favoráveis de estrutura física escolar ou materiais pedagógicos de boa qualidade, mas enfatizo a necessidade de investirmos em pessoas, pois elas são os atores principais, os recursos são importantes, mas ocupam o lugar de coadjuvantes nesse processo.

Karolynne Barrozo (Fortaleza - Ceará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário