Hoje trabalhei com as turminhas de crianças do 4º Ano: A máquina de funções (ou transformar números!). Eu comecei perguntando quem gostava de videogame, televisão, computador... E todos disseram que sim. Sem exitar, eu perguntei o que havia em comum em tudo que eu citei. Eles disseram que são aparelhos e máquinas. Eu disse para eles que uma máquina realiza funções, a TV por exemplo tem a função de transmitir informações e também pode ser uma forma de entretenimento, assim como os outros recursos citados. E nessa conversa eu falei que eles criariam uma máquina e nessa máquina haveria um segredo em que todos deveriam descobrir. Algumas turminhas me pediram para desenhar máquina de gelo, outros uma máquina de lavar roupas e outra turma a Máquina do Tempo.
Sobre a Máquina do Tempo, achei interessante a ideia e eles me ajudaram a montar a máquina, com todo o designer, com retângulos, botões e portas. Eles pediram para que eu desenhasse um portal que vinha do passado e saía para o futuro. E foi aí que tive uma ideia, “que tal trabalhar com eles uma máquina com operações inversas?” Eu comecei perguntando os números preferidos de todos e assim todos participaram. E no exemplo da máquina a função seria x+7. Logo eles descobriram a regra, mas como aprendi com Bob e Ellen Kaplan, não parei com a resposta certa, mas continuei problematizando e observando outras possibilidades. Perguntei sobre a possibilidade de voltarmos no tempo e disse:- “Os números entraram pelo portal do passado e saíram no futuro, mas e se eles quiserem voltar, entrar pelo futuro com a finalidade de ir ao passado? Como ficaria?”. Então, com os números que eles me deram, eu fui invertendo a função e eles perceberam que a função agora era x-7. E assim, eu fui colocando os números na posição final (no futuro) para a entrada (passado), com a finalidade deles descobrirem que número entraria.
Dessa forma, eu pude compreender que as crianças do 4º Ano A demonstraram habilidades de compreensão da transformação de uma relação no inverso. Da compreensão de que adição e subtração são operações inversas. Eu ia questionando as crianças sobre suas respostas e elas me diziam “a regra no início era aumentando de 7 em 7 e agora é diminuindo de 7 em 7”. As respostas das crianças iam me fornecendo dados de como trabalhar com outras possibilidades de função e assim, usar das descobertas das crianças como uma forma de estimular o desenvolvimento de diferentes estratégias de resolução de problemas matemáticos.
(Karolynne Barrozo - Fortaleza-Ce)
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