Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

II WORKSHOP CIRCLE MATH - "A reflexão"

Todos nós, educadores do Círculo da Matemática, tivemos oportunidade no último fim de semana de aproveitar todas as propostas e experiências que o projeto proporcionou a cada um, nas diferentes regiões do país.
Houveram relatos felizes, engraçados, emocionantes, tristes, preocupantes e etc. Vimos que, em diferentes realidades de ensino, alguns fatos eram recorrentes e outros totalmente diferentes.
Com relação aos relatos sobre as escolas, tiveram casos de total apoio as nossas atividades e outros que nem sequer queriam a nossa presença na escola, como se o projeto fosse algo "dispensável", sem valor algum para a educação das crianças.
Porém, para todos os educadores, sempre ocorreu alguma situação em que o aluno perguntava entusiasmado "Tio(a), quando vai ser a próxima aula?". Fatos como esse justificam a importância do projeto e nos dão incentivo, mostrando que estratégias simples podem fazer uma grande diferença na educação básica e na nossa própria formação.
As crianças, em alguns casos, só querem ter a oportunidade de falar e se expressar dentro da sala de aula, e isso nem sempre é possível devido a grande quantidade de alunos dentro de uma mesma turma. Com a proposta da projeto em trabalhar com turmas reduzidas, vimos que os resultados, na questão da participação, foram muito positivos, pois crianças que eram consideradas bagunceiras ou muito tímidas puderam participar das aulas contribuindo para o seu próprio desenvolvimento em união aos colegas de classe.
Visto isso, agradeço a todas as contribuições dos coordenadores e dos outros educadores do projeto que me permitiram enxergar outros pontos positivos e prováveis desafios deste nosso modo diferente de trabalhar matemática com crianças. Espero vê-los brevemente para podermos repetir tais momentos que foram tão bons.

Um grande abraço a todos.

Victor Ribeiro (Belém/PA).

Um comentário:

  1. Foi muito bom mesmo Victor. Nosso trabalho é dar vez e voz aos pequeninos na escola, fazendo-os pensar, construir e defender o seu ponto de vista. Preparando-os assim não só para a matemática, mas para a vida...

    ResponderExcluir