Trabalhando com algumas turmas de alunos do Círculo, percebi que as crianças, realmente, gostam de números grandes, mesmo que não saibam dizer os seus nomes.
Pensando no encantamento que poderia ser para elas descobrir que há números muito muito grandes, fiz uma experiência em uma das aulas. A turma que escolhi foi uma das turmas em que sinto dificuldade em chamar a atenção dos alunos, devido a constante dispersão dos meninos.
Um pouco antes de os alunos chegarem, já deixei escrito o número na lousa: 10000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000 (um googol - 10^100)
Ele não coube em uma linha só, já que estava trabalhando em uma lousa móvel (que é relativamente pequena comparada a um quadro normal), mas acho que não foi um problema para a compreensão do número (espero!).
Fiquei muito feliz quando os alunos chegaram e alguns pararam incrédulos na frente do quadro. Eu lhes instiguei perguntando:
- Quantos zeros será que tem aí?
E dois dos alunos se dispuseram a contar. Um deles, de 5 em 5 (marcando cada grupo de 5 usando a minha caneta) e outro, de 1 em 1. Eles me pareceram bem orgulhosos ao me contar que havia exatamente 100 zeros ali.
Acredito que a troca de experiências do Workshop será bastante positiva para o desenvolvimento de adaptações às realidades de nossas turmas e espero poder compartilhar minhas experiências com as sugestões dos colegas nas próximas semanas. Obrigada!
Cinthia, eu nem sabia que esse número existia..... adorei...
ResponderExcluir