Alguns dias são mais
difíceis do que outros. Assim como algumas turmas são mais fáceis do que
outras. Sempre que começo em uma nova turma procuro, antes de fazer qualquer
outra coisa, ouvir o que as crianças têm para me dizer, responder às perguntas
que elas me fazem. Tenho a sensação de que, mais que do que aprender
matemática, português, ciências, mais do que aprender a ter disciplina, o que
de fato aquelas crianças precisam é de atenção. Não que matemática, português,
ciências e disciplina não sejam importantes, muito pelo contrário. Mas penso
que é através da atenção que o professor dá a cada criança que ele a conquista
para o aprendizado, que ganha o seu respeito e a sua
confiança.
Não é fácil ganhar, de fato, o respeito de uma criança. A janela que se tem para conquistá-lo é muito pequena e a criança lhe testa o tempo todo. Porém, uma vez que o educador o tenha, metade do caminho estará trilhado. Talvez esse seja o maior desafio que enfrentei nas primeiras aulas. Não aplicar o método, não ensinar matemática ou controlar a turma, mas conseguir a confiança. Em algumas turmas a empatia das crianças comigo e com o que apresentei foi automática, fácil. Em outras, não. Sim, algumas turmas são mais difíceis que outras, até mesmo porque as vivências e experiências que cada aluno, em cada turma, exprime são diversas e imagino que nem todas sejam fáceis. A verdade é que a árdua tarefa de ganhar o respeito de pessoas diferentes e, através dele, criar um ambiente de convivência dentro da sala de aula que seja profícuo para o aprendizado, representa, dentre tantas outras não menos complicadas, uma das empreitadas mais importantes que o educador enfrenta.
Caroline Souza
Aprender a conquistar o respeito e a confiança das pessoas é uma lição para toda a vida. Todos que trabalham com informação (seja dentro ou fora da sala de aula) fazem isso o tempo todo. Você captou super bem o desafio, grande abraço
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