Apliquei o Labirinto em diversas
turmas, mas verifiquei nas primeiras aplicações que
seria difícil para os alunos pensarem na ideia de coordenada, pois
não é um assunto que não foi trabalhado com eles anteriormente e a
grande maioria não conhece o jogo Batalha Naval. Em vista disso,
resolvi introduzir a ideia de coordenada como sendo a indicação do
número da linha e do número da coluna dos quadrados do labirinto,
após numerá-las de um a cinco. Além disso construíamos uma
tabela para colocar as coordenadas que, a partir delas, era possível
passar por todo labirinto segundos as regras e as coordenadas que não
eram possíveis. A atividade, para muitos, ficou mais divertida e
desafiadora, porque eles tinham de descobrir o que as coordenadas que
davam certo tinham em comum, assim como as que não davam certo. Uma
aluna sugeriu que as coordenadas que davam certo tinham um número
ímpar e um par. Não sei se fiz bem, mas os alunos se divertiram
bastante, tentando encontrar variados caminhos pelo labirinto a
partir de diversas coordenadas.
Ana Paula Irineu,
São Paulo.
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