Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

O Bolo

Olá a todos !
 
    Nesta duas últimas semanas, com algumas turminhas introduzi a atividade do sanduíche, mas foi mais viável utilizar a palavra bolo. Iniciei como de costume com uma história, e claro com toda a coreografia do círculo, "Crianças, ontem a tia saiu no corredor da escola convidando várias pessoas para comer um bolo, o problema e que não é suficiente para todos. Então gostaria da ajuda de vocês para me ajudar a dividir o bolo para ninguém ficar sem."
     Pensei em não estipular para as crianças um número exato de pessoas e foi interessante, pois as crianças ficaram imaginando como poderiam saber quantas pessoas convidei.
   Desenhei no quadro um bolo para cada um e deixei que eles cortassem o bolo de acordo com o número de pessoas que imaginaram que convidei. Segue os resultados, como dizem o Bob e a Ellen "crianças gostam de números grandes", então elas dividiram para até mil pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário