Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Usando a escada

Na minha percepção os alunos amam essa questão da reta numérica ou evolução (crescimento) dos números. Por isso, um sucesso tão grande quando usamos a bailarina para as diversas  atividades que ela pode ser usada. E foi com essa intuição que eu tentei introduzir os números negativos e trabalhar a questão de valor desses números em algumas turminhas, e abaixo vou relatar o que aconteceu em uma delas:
Primeiro eu comecei a aula dizendo que queria chegar ao céu. E perguntei: “ Como faremos para chegar até lá ? “  Os alunos eufóricos, responderam : “ cria uma rua professor!“ “Vai voando!” “ Ele num é nem mutante!” ( Gargalhadas! ) Em meio a várias histórias ou sugestões esquisitas, mas, muito importantes. Eis que surge: “Ou então, cria uma escada!” “Opa, uma escada, que legal Joãozinho, mas, como assim uma escada? ” E ai, depois dele explicar, criamos uma escada.
Quando terminamos de desenhar a escada, eu perguntei a um dos alunos qual seria o valor do último degrau. Ele deu um número ( Graças a Deus baixo! Pois, facilitou a “ decida“), então, eu perguntei e qual o valor do degrau anterior ? O coro foi dizendo até chegar ao zero.
E ai eu perguntei : E agora? Qual degrau antes do zero ?
                “00” ,“01”, “Não professor são os negativos” Esse ultimo chute quem respondeu foi um aluno veterano do círculo, e eu, particularmente, fiquei muito feliz pois ele ainda lembrava. Daí, eu retruquei: Como assim números negativos? Ele respondeu: Ai, eu não sei professor, (risos ) só sei que existe. Uma outra aluna falou : é o -00, -01, -02... e a turma continuou... E foi assim que eles “descobriram” os números negativos utilizando esse “0“  à esquerda do número.
Eu realmente não soube como fazer para dizer que não existia esse zero antes dos números. Então, achei mais importante utilizar dessa percepção feita por eles e comparar o valor dos números quem é maior do quê quem; fazer comparações de números dados pelos alunos qual era o maior. Como eles só diziam números positivos, eu fiz uma sessão de números positivos e depois de números negativos.  Depois eu pedia que me dissessem tanto números positivos quanto negativos para fazermos a comparação, realmente, eu percebi que com essa atividade eu obtive êxito com a maioria das turminhas pois boa parte deles percebeu que quando os números se afastam para a esquerda do zero eles vão ficando menores e quando é para a direita eles vão ficando maiores.
Após isto, eu levei para a reta numérica e eles conseguiram ter a mesma percepção que tiveram na escada;
Como brinde, eu testei a atividade do “ zerinho ou um“ feita pela equipe de Porto Alegre, a quem devo muito obrigado e que realmente  essa atividade “work“, principalmente a Educadora Viviane Hummes a quem citou a escada como um ótimo meio para introdução de números negativos.
Mas, minha grande questão para esse post é: Como eu vou conseguir fazer com que eles percebam que não existe esse zero do : -01 , -02, -03 ...  ?

Abraços
Como "brinde" apresentei a atividade zerinho ou um, proposta no último workshop no Rio de Janeiro.




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