Na minha percepção os alunos amam essa questão da reta
numérica ou evolução (crescimento) dos números. Por isso, um sucesso tão grande
quando usamos a bailarina para as diversas
atividades que ela pode ser usada. E foi com essa intuição que eu tentei
introduzir os números negativos e trabalhar a questão de valor desses números
em algumas turminhas, e abaixo vou relatar o que aconteceu em uma delas:
Primeiro eu comecei a aula dizendo que queria chegar ao céu.
E perguntei: “ Como faremos para chegar até lá ? “ Os alunos eufóricos, responderam : “ cria uma
rua professor!“ “Vai voando!” “ Ele num é nem mutante!” ( Gargalhadas! ) Em
meio a várias histórias ou sugestões esquisitas, mas, muito importantes. Eis
que surge: “Ou então, cria uma escada!” “Opa, uma escada, que legal Joãozinho,
mas, como assim uma escada? ” E ai, depois dele explicar, criamos uma escada.
Quando terminamos de desenhar a escada, eu perguntei a um
dos alunos qual seria o valor do último degrau. Ele deu um número ( Graças a
Deus baixo! Pois, facilitou a “ decida“), então, eu perguntei e qual o valor do
degrau anterior ? O coro foi dizendo até chegar ao zero.
E ai eu perguntei : E agora? Qual degrau antes do zero ?
“00” ,“01”,
“Não professor são os negativos” Esse ultimo chute quem respondeu foi um aluno
veterano do círculo, e eu, particularmente, fiquei muito feliz pois ele ainda
lembrava. Daí, eu retruquei: Como assim números negativos? Ele respondeu: Ai,
eu não sei professor, (risos ) só sei que existe. Uma outra aluna falou : é o
-00, -01, -02... e a turma continuou... E foi assim que eles “descobriram” os números
negativos utilizando esse “0“ à esquerda
do número.
Eu realmente não soube como fazer para dizer que não existia
esse zero antes dos números. Então, achei mais importante utilizar dessa
percepção feita por eles e comparar o valor dos números quem é maior do quê
quem; fazer comparações de números dados pelos alunos qual era o maior. Como
eles só diziam números positivos, eu fiz uma sessão de números positivos e
depois de números negativos. Depois eu
pedia que me dissessem tanto números positivos quanto negativos para fazermos a
comparação, realmente, eu percebi que com essa atividade eu obtive êxito com a
maioria das turminhas pois boa parte deles percebeu que quando os números se
afastam para a esquerda do zero eles vão ficando menores e quando é para a direita
eles vão ficando maiores.
Após isto, eu levei para a reta numérica e eles conseguiram
ter a mesma percepção que tiveram na escada;
Como brinde, eu testei a atividade do “ zerinho ou um“ feita
pela equipe de Porto Alegre, a quem devo muito obrigado e que realmente essa atividade “work“, principalmente a
Educadora Viviane Hummes a quem citou a escada como um ótimo meio para
introdução de números negativos.
Mas, minha grande questão para esse post é: Como eu vou
conseguir fazer com que eles percebam que não existe esse zero do : -01 , -02,
-03 ... ?
Abraços
Nenhum comentário:
Postar um comentário