Há duas semanas trabalhei a atividade da bailarina com uma turma de 2º ano. Inicialmente construímos a reta numérica, que de acordo com os alunos inciava no 0, seguido pelo 1, 2, 3,.... Após a construção da reta, sugeri aos alunos que fizéssemos a bailarina andar sobre esta, desta forma, ela andou para frente e para trás, indo e voltando diversas vezes. A atividade estava sendo prazerosa, a grande maioria dos alunos participando, todos queriam ir ao quadro e fazer a bailarina andar, deixei eles se divertirem com ela por um bom tempo. Quando a aula estava quase chegando ao fim, questionei-os da seguinte forma:
"Se a bailarina estiver na posição 3 e voltar 4 casas, onde ela irá parar?!?"
Surgiram as mais diferentes respostas, como;
"Sora, não pode, desse jeito ela vai cair do palco."
"Ahhh!!! Acho que ela vai ficar no 0!!!!"
"Acho que vai voltar para o 1!"
Como estavam muito empolgados com a atividade, continuei indagando-os com a seguinte pergunta:
"Existe alguma coisa antes do zero?"
Responderam-me que não sabiam exatamente o que seria, mas que acreditavam que sim, deveria existir alguma coisa. Desta forma, passaram a me questionar sobre isto, perguntando se eu saberia dizer a eles o que existia ali. Como a aula estava chegando ao fim, sugeri que fossem para casa e pensassem sobre, que voltaríamos a este caso outro dia.
Passaram-se duas semana e não voltei a trabalhar com a atividade da bailarina, sendo que para a minha surpresa, no meio da minha aula uma aluna me olhou e disse:
"Soraa!!! Por favor conta pra gente, o que tem antes do zero?!?"
Fiquei feliz com a indagação da menina, que mostrou além de curiosidade e interesse, tratar aquilo como um mistério.
Então, afinal, o que existe antes do zero?!?
Nenhum comentário:
Postar um comentário