Tudo bem com vocês?
Compartilho aqui como faço na aula da Origem dos Números. Espero que gostem!
Dúvidas, sugestões, críticas? Estou aqui para ouvi-los e para aprender com vocês! Abraços!
ORIGEM E SIGNIFICÂNCIA DAS QUANTIDADES RELACIONADA AOS NÚMEROS
ATUALMENTE UTILIZADOS.
A criação da
atividade “Origem dos números” tem como objetivo trabalhar as diferentes
simbologias que podem ser tratadas para as quantidades que queremos demonstrar
e, além disso, utilizar os símbolos para cálculos matemáticos com ou sem
problematizações (a depender do andamento da aula e do nível da turma).
QUESTÕES
No início da
aula, indagamos as crianças com perguntas, como por exemplo:
Por
que representamos as quantidades com os números (0-1-2-3-4-5-6-7-8-9)?
Qual a relação dos números com as quantidades?
Por que utilizamos o número “8”, por exemplo, para representarmos 8
“coisas”? O número 8 parece com 8 em quantidade?
Obs.: Normalmente, quando a
criança olha o número 8 relacionando com a quantidade, observa que representa
duas bolas, por ser uma bola em cima da outra. Também começam a notar que o
número 1 parece com o número representado por “palitos” que é comumente usado
nas séries iniciais ou lembram também do formato dos dedos.
Obs.: Quando surge na conversa, a
ideia de contar as quantidades com palitos ou pontinhos, entra a relação que a criança
deu para representar a quantidade e a conversa pode ser alongada para tratar a
origem dos números e relacionar, por exemplo, os pontinhos ditos pelas
crianças, pelas nossas atividades de números triangulares e quadrados que
utilizamos da mesma técnica.
Obs.: Esperar a criança tentar
relacionar ao que ela já faz/fazia em sala de aula para contar ou para calcular
é fundamental. Se as crianças não conseguirem relacionar, pergunte na próxima
aula. Nunca entregue as respostas.
CONSTRUÇÃO
No decorrer da
conversa, podemos começar a pedir para cada criança escolher um número favorito
de 0 a 10 ou de 0 a 20, dependendo da série, para a criança relacionar o número
desejado por um símbolo favorito. (Normalmente, demora cerca de 10 a 15 minutos
para todos irem ao quadro, um de cada vez)
Após todas as
crianças desenharem, formamos uma legenda para todos os números e símbolos
criados. As crianças se sentem dentro da atividade quando percebem que ajudaram
na construção da aula. Então, começamos com as problematizações (a serem
criados a partir do educador) ou somente com cálculos, dependendo do andamento
da turma.
Usamos agora,
os símbolos criados para criarmos operações e problematizações. Apresentamos a
turma, por exemplo, a operação: # + $ = , podendo inserir multiplicação: # x $,
ou também como expressão: # + $
x & x @,
ou colocando números com símbolos, mesmo se exista um símbolo para o número
colocado: # + $
x 8 x @.
Assim,
começamos a inserir o uso de símbolos, juntamente com números e deixamos as
crianças mais adaptadas com o uso da matemática além de números para as futuras
séries.
Na próxima
aula ou dependendo do andamento da aula e da turma, podemos substituir os
símbolos pelas iniciais de cada símbolo, por exemplo:
Se
a criança desenha um coração, podemos perguntar: Coração começa com que letra?
Podemos substituir o coração por uma letra? Assim sendo, substituímos todos os
símbolos pelas iniciais. Fazendo com que os cálculos fiquem da seguinte forma:
J +
C ou J x C ou J
+ C x E
x A ou J +
C x 8
x A.
Mais
pra frente, começamos com a utilização de letras e números com equações.
Obs.: Essa atividade como qualquer outra do
círculo, serve como um instrumento e não possui fim. Podemos deixar a atividade
mais interessante a cada passo que a criança começa a entender melhor e se empolga
para construir mais e mais esse pensamento. Talvez sejam necessários três aulas
para conseguirmos chegar na parte de equações. Mas tudo no seu tempo, sem
pressa e sempre prestando atenção nas crianças para conseguirmos saber se estão
entendendo ou não a nossa construção na aula.
ORIGENS
ORIGENS
Dependendo
da curiosidade das crianças e das conversas ao longo das aulas, contar um pouco
da historia da contagem pelos palitos, pontinhos e os números que utilizamos
hoje, é interessante para situar a criança em relação às diferentes maneiras
para expressarmos as quantidades.
Sobre
os números utilizados atualmente, podemos conversar de maneira bem simples
sobre os ângulos que cada número possui e sua relação com os números atuais.
Antes disso, podemos explicar os ângulos com as diferentes angulações que podemos
fazer com nossos braços, pernas, dedos ou com os diferentes objetos que
possuímos na sala de aula, como quadro, paredes, janelas e pinceis. Como na
figura abaixo:
Compartilho com vocês, a resposta da Ellen
sobre essa atividade:
Dear Victor and the Brasilia contingent,
This is an inspired and
inspiring Math Circle topic! It brings in and builds on the imagination of the
children, and takes the fear out of all those new symbols they encounter. Had
we had this idea of yours in mind yesterday, we would have gone along with 00
as the number before 0 (that one of the children suggested), and let them go
forward with it — wouldn’t they have wanted 000 next to the left, and so on,
and eventually simplified this system to just a familiar number sign before ‘0’
(such as 8’0’), then eventually replaced the ‘0’ with something like our ‘-‘?
Great work —
congratulations!
Bob
& Ellen
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