Em uma conversa com a Karollyne sobre sua experiência no
círculo do 5° ano com a atividade dos números entre os números, resolvi
tentar usar com alguns alunos que já participaram das aulas do círculo ano
passado e que hoje estão no 4° ano.
Comecei em todas as turminhas com a mesma pergunta que ficou
escrita na lousa durante toda a aula: Existem números entre números?
Felizmente, de 4 turminhas que eu tentei trabalhar apenas 1
eu realmente “tive sucesso”, ou quase isso.
Bom, vou ser breve ao falar desse pequeno avanço. Nessa
turma que “deu certo” os alunos disseram
como resposta a pergunta inicial ,
os números com casas decimais.
Eu usei o 0 e o 1 para trabalhar e descobrirmos se há ou não
números entre números.
“ 0,1 – 0,2 – 0,3 ... “ foram as respostas dadas
inicialmente.
Nas minhas turminhas essa questão de idade como “pergunta ponta pé “ não deu certo.
“Mas, se o 1 fosse um
sanduiche ? E eu dividisse para mim e para
Marianinha ? ” Perguntei.
“Vai ficar dois pedaços.”
Algum aluno respondeu.
Aproveitei essa resposta para introduzir ... e escrever na
lousa ...
Então teremos 1 pedaço dividido para duas pessoas ( 1/2 essa
notação escrevi na lousa, sem dizer quem ficava em baixo , e muito menos o
porquê ).
Eu fiz um “ varal “ entre o zero e o um e pedi para que ele fosse estendendo os
números equivalente a cada divisão do sanduiche no varal de acordo com o seu
tamanho.
Usando o nome de alguns alunos da turma eu fiz até o 1/12
.
Um problema que eu tive foi em relação
aonde colocar cada número. E para resolver eu dei o exemplo do 0, 1 e o 2. E
perguntei quem era maior do que quem e o porquê! Eles souberam responder super
bem, já que tinham visto essa comparação que o número que vem na frente é maior
do que vem atrás.
Então eu explique que nós iríamos pendurar
os valores do mesmo jeito. Que os pedaços maiores iriam ficar na frente dos
menores. Então, separamos e alguns alunos foram até a lousa para dizer qual posição
ficava. Alguns alunos erraram, e isso foi ótimo, pois eles ficavam debatendo
entre si e usando os argumentos próprios pra dizer o motivo de alguma resposta
está “ certa ou errada”.
Fração, fração... Eles não sabem do que
se trata. Mas, sabem que quanto menor fica o pedaço, quanto mais pedaços
dividimos o sanduiche a “divisão “ que representa , mais perto do zero fica. Dividendos, divisores também ainda não sabem.
Mas, para quem aprendeu com números decimais e mesmo não associando que eles ficam entre
números, mas sabendo que quanto menor fica mais perto do zero, para mim já foi
um grande avanço. Mesmo sendo apenas em uma turminha de 4 que foi trabalhada.
Em relação as outras 3, eu realmente
tenho passado por momentos trabalhosos dentro da sala que tem horas que dá
vontade de chorar e sair correndo e nunca mais dá aula do círculo. Mas, vou
dizer em outro post.
Abraços...
E até a próxima.
Que legal Ítalo!! É interessante trocarmos ideias sobre como trabalhar determinados assuntos com os alunos. Gostei da ideia da Carla, sobre aplicar a ideia de número entre números. Essa troca de experiências é umas das melhoras coisas quando se trabalhar em equipe. Obrigada pela ajuda também, na verdade, os beneficiados mesmo são as crianças que se divertem com a matemática enquanto aprendem determinados conceitos. Amei sua aula.
ResponderExcluirOlá Karol, vejo que o espírito do círculo é justamente esse uns ajudando aos outros, desde o ano passado havia tentado introduzir esse conteúdo mas, não tinha conseguido. Após a dica da Carla você aplicou e tendo por base sua experiência e as formas de abordar o conteúdo, dos exemplos a serem dados foi o que me fez tentar novamente. Parabéns a você também.
ResponderExcluirOi Italo! Interessante seu relato mesmo! Acho que o conceito de frações é um dos mais difíceis de ser ensinado às crianças e o fato de elas não compreenderem bem isso acarreta em sérios problemas no futuro. Acho que colocar as frações na reta, realmente deve ser um dos últimos passos. Primeiro, às crianças precisam ter entendido muito bem o que é uma fração. Nas minha aulas, trabalhei pelo menos duas vezes repartindo sanduíches, chocolates, bolos pizzas, etc. Só depois disso, sugeri colocar o número na reta e mesmo assim, posso dizer que parte da turma não consegue entender muito bem, pois é algo novo e muito abstrato. Eu diria, vocaê está indo muito bem! Vai devagar, esse conceito vai se construindo aos poucos (bem aos poucos mesmo). Abraços!!!
ResponderExcluir