Com isso, questionei: "Por que?" O mesmo foi à lousa, posicionou a bailarina no -2 (no caso, a minha bailarina é o Batman!)
e deu dois pulos para trás, chegando ao -4. Não só ele entendeu, como vi que seus colegas também entenderam quando ele explicou. Fiquei muito feliz e continuei fazendo perguntas com números negativos. Mesmo quando questionava aos outros aulos, o mesmo corria até mim e dizia sussurrando: "A resposta é tal, professor?" Eu confirmava e ele respondia: "Estou viciado, professor!" Neste dia, toda a dedicação valeu a pena por este aluno. Hoje ele se interessa mais pelas atividades e tenho certeza que o círculo contribuiu com seu crescimento.
Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.
sábado, 6 de setembro de 2014
Os números negativos
Em uma aula do círculo sobre a reta dos números, em que os alunos já estão "pulando" nos números negativos, eu tive uma grande surpresa. Um dos alunos, que está sempre disperso nas aulas, faz bastante bagunça e dificilmente participa das atividades, entendeu muito bem como funcionavam os pulos com números negativos. Quando questionei a turma com a seguinte pergunta: "Quanto é -2 -2 = ?" Todos começaram a chutar respostas sem pensar, até que me surpreendi quando esse aluno me respondeu: "-4, professor?"
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Parabéns continue assim e novos alunos se interessarão pela matemática!!
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