Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Máquina de funções!!

Semana passada foi de mais!!
Realizei   em algumas turminhas a máquina de funções. Juntos construímos um desenho  muito divertido, que possibilitou  às crianças soltarem a imaginação para dar um  nome a máquina de funções,    algumas turmas a chamaram de gosma maluca, devido a imagem que formou,  outras  máquina maluca, gosma doida, máquina de multiplicação (  tenho uma turma que adora multiplicação)...
Comecei com o dobro dos números  entra 2 sai 4, entra 4 sai 8,  para minha surpresa logo descobriram a mágica que acontecia dentro da máquina, então  coloquei um número negativo,  que fez com que os alunos interagissem ainda mais, pois alguns defendiam que não poderia funcionar  pois não "encaixava na mágica", já outros diziam que   dava 0.  Como eles tinham dito que a regra da mágica era o número mais ele mesmo,  pedi que fossem até o quadro para  escreverem suas hipóteses,  foi onde uma dupla percebeu  que naquele número negativo também poderia ocorrer a mágica,  pedi que me explicassem  como eles tinham chego àquela conclusão, um deles me disse que aquele número negativo ( na nossa atividade -2),  ficava igual ao dobro dele positivo que a única coisa que mudava era o sinal, pois   não tínhamos 2,   que se ele fosse somado com outra igual a ele ficaríamos sem ter 4. Para finalizar a aula  aderi   a uma dica que li aqui no blog, de pedir que as crianças façam um registro  do que elas entenderam da aula, porém ao invés de fazer em folhas, peço que façam no quadro. A aula foi maravilhosa, houve  muita participação e entusiasmo!!!
Obs: As crianças adoraram essa parte do registro no quadro.





Nenhum comentário:

Postar um comentário