Realizei em algumas turminhas a máquina de funções. Juntos construímos um desenho muito divertido, que possibilitou às crianças soltarem a imaginação para dar um nome a máquina de funções, algumas turmas a chamaram de gosma maluca, devido a imagem que formou, outras máquina maluca, gosma doida, máquina de multiplicação ( tenho uma turma que adora multiplicação)...
Comecei com o dobro dos números entra 2 sai 4, entra 4 sai 8, para minha surpresa logo descobriram a mágica que acontecia dentro da máquina, então coloquei um número negativo, que fez com que os alunos interagissem ainda mais, pois alguns defendiam que não poderia funcionar pois não "encaixava na mágica", já outros diziam que dava 0. Como eles tinham dito que a regra da mágica era o número mais ele mesmo, pedi que fossem até o quadro para escreverem suas hipóteses, foi onde uma dupla percebeu que naquele número negativo também poderia ocorrer a mágica, pedi que me explicassem como eles tinham chego àquela conclusão, um deles me disse que aquele número negativo ( na nossa atividade -2), ficava igual ao dobro dele positivo que a única coisa que mudava era o sinal, pois não tínhamos 2, que se ele fosse somado com outra igual a ele ficaríamos sem ter 4. Para finalizar a aula aderi a uma dica que li aqui no blog, de pedir que as crianças façam um registro do que elas entenderam da aula, porém ao invés de fazer em folhas, peço que façam no quadro. A aula foi maravilhosa, houve muita participação e entusiasmo!!!
Obs: As crianças adoraram essa parte do registro no quadro.
Comecei com o dobro dos números entra 2 sai 4, entra 4 sai 8, para minha surpresa logo descobriram a mágica que acontecia dentro da máquina, então coloquei um número negativo, que fez com que os alunos interagissem ainda mais, pois alguns defendiam que não poderia funcionar pois não "encaixava na mágica", já outros diziam que dava 0. Como eles tinham dito que a regra da mágica era o número mais ele mesmo, pedi que fossem até o quadro para escreverem suas hipóteses, foi onde uma dupla percebeu que naquele número negativo também poderia ocorrer a mágica, pedi que me explicassem como eles tinham chego àquela conclusão, um deles me disse que aquele número negativo ( na nossa atividade -2), ficava igual ao dobro dele positivo que a única coisa que mudava era o sinal, pois não tínhamos 2, que se ele fosse somado com outra igual a ele ficaríamos sem ter 4. Para finalizar a aula aderi a uma dica que li aqui no blog, de pedir que as crianças façam um registro do que elas entenderam da aula, porém ao invés de fazer em folhas, peço que façam no quadro. A aula foi maravilhosa, houve muita participação e entusiasmo!!!
Obs: As crianças adoraram essa parte do registro no quadro.
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