Essa semana que passou aproveitei para pôr em pratica
algumas das atividades que aprendemos na semana do workshop. Usei a atividade sugerida
pela Flávia, de desenhar a reta dos números posicioná-los de 10 em 10, e pedir
para que as crianças adivinhassem o número, sendo que a cada
número que dissessem deveriam ir até o quadro e escrevê-lo. Pensei nessa
atividade pois tenho uma turma que tem
muita dificuldade em ordenar e quantificar os números. Bem, essa atividade foi
um sucesso eles adoraram, e pude ver bem a dificuldade de cada um. Pensei então
que poderia aplicar essa mesma atividade com crianças que possuem mais facilidade, e explorar mais
essa atividade, comecei o processo normalmente
com as crianças tentando adivinhar o número e indo ao quadro (vou aqui atualizar
um exemplo da situação de sala), escolhi
o número 50, uma das minhas alunas na sua tentativa disse q o número que eu
havia escolhido era o 25 , então disse
que daria uma dica diferente, que 25 era a metade do número que eu havia escolhido, e assim segui a atividade com metade, o
dobro, para que eles tentassem
adivinhar, como consequência trabalhamos
divisão e multiplicação, para quem tinha dificuldade na divisão utilizei a proposta do Robson, que por sinal, eles
também adoraram. Em uma outra turma,
utilizei a sugestão da atividade do pessoal de Brasília. Os alunos adoram, foi
muito divertido, assim como todas as aulas do Círculo!
Obs: na atividade de adivinhar os números, os alunos também podiam
escolher um número e pedir para que os colegas adivinhassem, e assim eles
mesmos diziam se o número dito era maior ou menor do que o número por eles
imaginado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário