- Sem contar, nessa sala existem mais pessoas ou cadeiras? - Foi assim que introduzi a atividade da soma dos números ou Soma de Gauss.
E prontamente, os alunos responderam: - Mais cadeiras, porque alguns alunos estão faltando. Na sala existem cadeiras vazias!!
E eu perguntei: - E se eu pedisse para vocês somarem dos números 1 ao 10, como vocês somariam?
Os alunos deram seus palpites e eu pedi que eles registrassem todas suas ideias no caderno. Alguns alunos acreditaram que seria melhor separar em grupos de 5 em 5 e somar por partes. Outros disseram que somando o primeiro grupo de 1 a 5 nós saberíamos qual seria o resultado e então poderíamos multiplicar por dois, correspondendo a soma de 1 a 10. E eles disseram: - Tá fácil tia!
E eu pensei e disse: - Bem, mas e se eu aumentasse os números e pedisse pra um de vocês somar de 1 a 100, como vocês fariam? Eles disseram: - Ah tia, assim é mais difícil!! E eu expliquei que nós precisaríamos encontrar a melhor maneira de somar os números e com mais rapidez. E eles deram seus palpites.
Alguns alunos entenderam a ideia e disseram que se de 1 a 10 nós encontraríamos 5 pares de 10, então na soma de 1 a 20, nós poderíamos encontrar a metade de pares, que seriam 10 pares de 20. E eu perguntei: - Por que o os pares das somas são a metade? Eles não conseguiram responder, mas fomos brincando com os números e chegamos até a soma dos números de 1 a 500. Eu amei poder explorar a abstração deles. Eu percebi que eles foram construindo as ideias aos poucos e percebi que o registro no caderno me permitiu observar o raciocínio deles! Todos registraram em seus cadernos e eu pude ver que isso possibilitou uma maior participação da turma! Amei a aula!
Muito legal! Como era aquele problema do primeiro workshop no qual o Bob e a Ellen trabalhavam a ideia de diferentes infinitos, com base no numero de pessoas e cadeiras? Abracos, Flavio
ResponderExcluirOlá Flávio, o problema era relacionado "aos Diferentes tamanhos do infinito". Bob começou o problema com a seguinte pergunta: "Sem contar, nessa sala existem mais pessoas ou cadeiras?". Em seguida, ele colocou na lousa os números 1 ao 20. Ele perguntou para as crianças: "Qual o primeiro número quando começamos a contar?" E qual o último?". "Qual número tem mais? os contáveis, os pares ou os ímpares?". Em seguida, ele expõe a seguinte situação: "Os números pares estão entrando para sentar na cadeira dos números contáveis. Se o oito sentar na cadeira 1, quem sentará na cadeira 2?. Ele fez a mesma situação com os número ímpares e depois com os número negativos. Abraços, Karol
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