No final de uma das aulinhas de
ontem um aluno do 5º ano me surpreendeu bastante.
Ele pôs o número 22221 na lousa e
em baixo o número 2223 e disse pra eu pôr um número de 4 dígitos (foi essa a
linguagem que ele usou) embaixo do 2223. Então pus os dígitos 3, 1, 0 e 9. Então
ele pôs os dígitos 6, 8, 9 e 0 e pediu pra eu pôr mais quatro dígitos. Então pus
1, 5, 4 e 2. E ele pôs 8, 4, 5 e 7 e então pediu que eu somasse o 2223 + 3109 +
1542 + 8457, que o resultado daria 22221 (o número que ele pôs na lousa no
início da “mágica”). E realmente foi esse o resultado.
Na hora não consegui raciocinar e
questionei a ele, muito curiosa, como ele havia feito isso. Ele disse que não
iria me dizer ainda, pois ia fazer a “brincadeira” com outro colega.
Depois eu disse que não era pra
ele me dizer, que eu iria pensar e que ele deveria me dizer a resposta na
próxima semana.
Já descobri como ele fez, mas
mesmo assim, vou questioná-lo na próxima aula pra ver como ele explica.
E vocês entenderam como funciona?
Manoela.
Muito legal, também me impressionou!
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