Depois de algumas dificuldades, reiniciei as aulas do Círculo da Matemática dia 4 de agosto. Momentos de apresentação, apreensão, desconfianças... Enfim, ,momentos.
Nesta semana, uma das primeiras atividades apresentadas, foi o Labirinto. Em algumas turmas funciona bem. Não dá para se contar com o fator "disciplina", uma vez que isso varia bastante por causa do horário (manhã ou tarde) ou do momento do lanche da garotada.
Dia 08, o desafio era começar, e começar em uma turma considerada a mais difícil em termos de disciplina. Labirinto?? Nem pensar! O que funcionou? A Máquina de Números! (nome dado pelos alunos).
Essas fofas da foto são alunas do 4º Ano da Escola Municipal Luiz Anselmo. Elas começaram a apresentar algumas ideias bem interessantes sobre como os números mudam, assim como as pessoas. Elas perceberam que mudar não é algo fácil, precisa ter atenção, disciplina, paciência... assim como a Matemática. Me ensinam que limites são necessários, mas que eles não podem ser eternos. Não podem ser castradores e que diante deles temos que aprender que mudar faz parte do viver. E olhem que são apenas duas semanas de aula, mas com uma convivência quase diária...
Que continuemos nesse processo de mudanças, observando os limites impostos pelas diferenças, pela vida...
Nenhum comentário:
Postar um comentário