Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Atividade do Mercadinho


Nessa segunda semana de aulas no Rio de Janeiro eu apliquei a atividade do mercadinho do Círculo da Matemática em todas as turmas.Eu fiz notas de papel de 1, 5, 100 e 1000 e no início perguntava para a turma qual nota era maior que qual, sendo que nesse momento ficava claro como as turmas de segundo ano, e alguns alunos do terceiro, têm dificuldade de diferenciar o cem do mil. Depois todos somávamos juntos quanto dinheiro a sala toda possuía, valor que sempre era menor do que eles imaginavam antes de contar.

Na segunda parte da aula, cada um ia no centro do semi-círculo e dizia seu produto e o valor dele e tinha que saber se ia ter troco para o valor que escolheu, todos gostaram disso mas alguns alunos do quarto ano tinham vergonha de ficar na frente da turminha. Na terceira parte eu deixei eles desenharem o produto no quadro e o valor tinha que ser a soma de pelo menos duas notas que eles tinham, fiz isso pois muitos alunos escolhiam por o valor de R$ 100,00 no produto por ser mais fácil de trabalhar. Essa parte eu só fiz com as turminhas mais avançadas e era uma diversão para eles escreverem no quadro.No final da aula eu falei como as continhas de mais e menos são importantes e como é bom treinar de mercadinho.

Achei ótima essa atividade, ainda mais nas turmas que tem o Círculo no horário da Educação Física, no final até os meninos que estavam mais frustrados por perderem uma das partidas de futebol acabavam se entregando a brincadeira e queriam vender seus produtos fictícios.
Boa semana de aula a todos e logo nos vemos no Workshop!



Um comentário:

  1. Muito legal Denise. Importante mesmo ver que conceitos como o de 1000 estão longe do cotidiano das crianças pequenas, muito bacana, abracos, Flavio

    ResponderExcluir