Essa semana comecei a trabalhar com uma turma o processo de divisão, eu havia começado com os pontos explosivos, mas senti que eles começaram a ficar entediados por acharem adição e subtração fáceis. Foi daí que me veio a cabeça tentar mostrar a divisão de uma forma mais fácil. Assim como dividimos as ordens dos números nos pontos explosivos, também fizemos na divisão. Primeiro começando com divisões fáceis como 8:2 e 9;3. Começando apenas com números cujo dividendo fosse múltiplo do divisor, e fazendo eles perceberem que assim como subtração é o oposto da adição, a divisão seria o oposto da multiplicação. Depois fomos para as dezenas. Eles acharam a divisão bem fácil e divertida, por causa dos desenho relativos as dividendo e aos cortes feitos pelo divisor. Foi uma aula bem produtiva, e foi um bom improviso. Eles e eu estamos super ansiosos para o nosso encontro, que por será bem mais desafiantes, pois dessa vez os números não serão múltiplos, mas será uma divisão perfeita (tipo 132:3).
Para encerrar esse post gostaria de mencionar algo que foi dito no curso de verão pela Amanda, foi perguntado por um dos educadores sobre a dificuldade dos teoremas estudados no curso, se era realmente necessário. Ela disse que deveríamos estudar e conhecer dos assuntos mais difíceis da matemática para podermos desenvolver a nossa própria matemática e didática. Nós professores (educadores) devemos estudar e ver a matemática com outros olhos, quando se domina teoremas complicados, ou simplesmente algo simples como pontos explosivos ou sejá lá qual for o assunto, podemos torná-lo mais atrativo e criativo na hora de ensiná-lo. Nós devemos estar preparados e não somente repetir o que os professores Kaplan nos passam, nós devemos ser capazes de criar nossa própria matemática. Eu mencionei os pontos explosivos, se vocês por exemplo, usar os pontos explosivos com base 2 vocês podem demonstrar código binário, é algo bem interessante, fácil e algo relacionado a área da informática.
Abraços,
Robson Lopes
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