Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Meias coloridas e número Capicua

O trabalho com as atividades lúdicas tem sido muito interessante. Ontem, apliquei duas atividades lúdicas com cada turminha de 5º ano. Comecei a aula com a atividade das meias. Iniciei a apresentação da atividade das meias com a seguinte ideia: 
"No Brasil existem muitos carros, cada um com uma placa de identificação diferente. Da mesma forma, existem muitos números de celulares diferentes que não se repetem. Mas, como isso acontece?"
As crianças começaram a colocar suas opiniões e foi nesse momento que apresentei as meias, para que elas pudessem compreender as ideias. Eu levei três pares de meias para a aula e com eles, as crianças foram formando as possibilidades. Eu fui registrando todas as possibilidades no quadro. 



Na atividade seguinte, apresentei o número Capicua. Elas não sabiam o que eram capicua. E eu escrevi no quadro o significado. Elas foram me falando todos os números capicua que elas conheciam. 
Gostaria de ressaltar que nessa atividade as crianças realizaram somas com os números capicua com o objetivo de descobrir se o resultado também seria um número capicua. 
As crianças me disseram:
 - Número 11!
 Eu disse: - Legal!! Mas será que o resultado do número 11 + 11 seria um número capicua?
 Elas viram que seriam 22 e me perguntaram:
- Será que 22 +22 também seria capicua?
E assim por diante, chegamos ao número 88.
Foi bem interessante perceber o raciocínio das crianças ao propor os questionamentos. 
Observei também que as crianças que foram participaram do projeto no ano passado tem mais facilidade de comunicação e menos medo de errar. E percebi como o projeto foi (e é) importante na vida delas!!

Karolynne Barrozo (Fortaleza - Ce)

Nenhum comentário:

Postar um comentário