Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Fizz Buzz e Lógica dos Polvos

Semana Passada e essa semana estive trabalhando com as atividades de lógica dos polvos e com o jogo Fizz Buzz. Essas atividades foram ótimas especialmente para que, de certa forma, eu percebesse um pouco melhor a compreensão dos alunos com relação às operações aritméticas (no fizz buzz) e seu raciocínio lógico (lógica dos polvos).

O Fizz Buzz, jogo fácil de ser entendido, onde os alunos falam "fizz" para números múltiplos de 3, "buzz" para múltiplos de 5 e "fizz buzz" para múltiplos de 3 e 5, foi bem interessante. Percebi, para minha surpresa, que muitos alunos do 4º ano não dominavam a tabuada sendo que em sala de aula já estavam trabalhando com divisões. E mais, muitos, além de não saberem operações de multiplicação, não faziam ideia de como chegar ao resultado (por exemplo, 3x5 = 15 = 5+5+5), eles não entendiam como funcionava a multiplicação. Mas, por outro lado, essa experiência foi muito boa, pois o jogo animou os alunos, que queriam muito acertar a hora de dizer "fizz" ou "buzz" ou "fizz buzz", então, saíram da aula motivados a aprenderem multiplicação. A professora do 4º ano conversou comigo e me pediu a atividade, que agora eles tem feito em sala de aula! Legal, né? Mas, além disso, ela também me pediu auxilio sobre como ajudar os alunos na aprendizagem das operações e pudemos conversar bastante sobre isso, trocar idéias e também pude sugerir atividades. 

A atividade Lógica dos polvos também foi bem divertida! Ela exige que os alunos usem bastante a imaginação (já que há polvos vermelhos, listrados, e com mais ou menos de 8 braços!) e os alunos davam risadas com a história. Na situação 1, onde eles tinha que descobrir o polvo que realmente tinha 8 braços, li a história e no fim, uma menina logo disse "o polvo listrado que tem 8 braços". Fiquei surpresa, pois era exatamente a resposta, pedi que me explicasse e ela disse "o último sempre está certo" (já que o listrado era o último polvo. Ela, não tinha refletido sobre a situação para responder, simplesmente, arriscou uma alternativa que casualmente estava certa. Isso me fez pensar em quantas vezes elogiamos nossos alunos porque eles nos dão a resposta certa sem sabermos se ele realmente entendeu a questão. Uma das maiores lições que tenho aprendido no "Círculo da Matemática" é buscar nos alunos o porquê das respostas, sejam elas certas ou erradas, e tenho visto, como isso é importante para desenvolvermos uma aprendizagem de qualidade! Mas, também, nessa atividade muitos alunos mostraram raciocínios diferentes, às vezes começando do errado e indo pro certo, porém tentando de todas as formas desvendar as diferentes situações. 

Bom, essas semanas de atividades lúdicas tem sido ótimas para conhecer melhor meus alunos e brincar com eles. Os novos alunos do Círculo (tenho 4 turminhas novas) já estão bem envolvidos e tem participado bastante, com poucas exceções. Os alunos que já participavam do Círculo também tem gostado das atividades, mas algumas vezes pedem atividades do ano passado, especialmente a máquina de funções! Estou animada pelas próximas semanas (capacitação e início das atividade do Círculo)... e acredito que os alunos também! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário