Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

terça-feira, 22 de abril de 2014

Atividade - O Sapo faminto


Na semana passada apliquei numa turma de 5º ano uma das atividades lúdicas propostas. O nome da atividade era Sapo Faminto e consistia no trajeto que um sapo deveria fazer para chegar em um campo de abóboras. Nessa atividade, eu preferi adaptar por Lagoa. Em cada caminho do labirinto (quadrado) haveria vários números. O Sapo deveria começar pelo número 3 e acabar no número 30. A ideia seria trabalhar multiplicação ou mesmo compreender a sequência, que poderia ser feita de 2 em 2 ou mesmo de 7 em 7. 
Na minha experiência, as crianças amaram a atividade. As crianças encontraram vários caminhos que o sapo poderia fazer até chegar a Lagoa. Muitas crianças participaram e a maioria não teve medo de errar, e continuaram dando palpites e observando o que os outros diziam.
Em minha escrita, desejo ressaltar que nessa turma de 5º ano, alguns alunos participaram do projeto no ano passado, porém outros não participaram. Eu percebi que existe uma diferença entre os alunos que já conhecem a proposta do círculo da matemática. Eles foram bem mais receptivos as atividades, não tinham  medo de errar, gostavam de participar e estimulavam a participação de outros na aula. Eu achei super interessante perceber neles o fruto do trabalho realizado no ano passado. 


Karolynne Barrozo (Fortaleza - CE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário