Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Ímpar ou par

Voltar com as aulas do projeto, foi realmente muito bom! Não só por as crianças lembrarem e de mim e ficarem ansiosas toda vez que entro na sala para levá-los para minhas aulas, mas também pela oportunidade de propiciar a experiência do projeto para outras crianças.
Semana passada quando fiz a atividade dos números pares e ímpares, modifiquei um pouco, escrevi de um lado da lousa “Par” e alguns números pares e do outro “Ímpar” e alguns números ímpares, para facilitar para os que não sabiam ler, coloquei os números pares em um círculo e os ímpares em um quadrado. Em seguida falei vários números até que eles tivessem entendido, depois resolvi dar números aleatórios escritos em um papel para os alunos, e quem tivesse com um número par iria para um lado da lousa e quem tivesse com número ímpar iria para o outro. Essa modificação foi bem interessante, ao meu ver, pois cada um iria analisar com seu próprio conhecimento em vez de apenas repetir o que os colegas falavam e quem não havia entendido poderia entender. Depois que cada um deles já havia escolhido o seu lado, eu pegava o papel de cada um e perguntava para eles se o número seria par ou ímpar. Foi bem interessante, eles rapidamente aprenderam. Até me surpreendi quando perguntei a um dos alunos qual o maior número que ele achava que existia para vermos se seria par ou ímpar e ele falou infinito, aproveitei para falar um pouco sobre o infinito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário