Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Aulas em 2014!

Bom dia, pessoal!!! 
Bem, primeiramente, desculpem-me por estar adicionando informações ao blog somente hoje, após 7 semanas de atuação.

2014 tem sido maravilhoso, me sinto mais confiante nessa segunda fase de projeto e mais animado por ser uma ano que atuaremos durante 8 meses!

Aqui, irei postar como foram meus primeiros dias, como me organizei e como interagi com as crianças.

Colocarei meus prós e contras em todas as atividades.

Só para contextualizá-los: Estou dando para a mesma escola do ano passado, 410 Sul localizada na Região Administrativa Asa Sul - Brasília. Dou aula para alunos do 2º até 5º ano, de segunda a sexta, menos quinta, 16 aulas por semana e na 114 Sul toda quinta-feira com alunos do 2º ano (4 turmas), totalizando 20 aulas por semana.

1ª aula: XÔ TIMIDEZ!

Minha primeira aula, foi uma aula de "Xô vergonha e xô preguiça", hehe.
Eu me apresentei, apresentei a metodologia do CM e propus umas perguntas para as crianças e eu responderem: 1) Qual seu nome? 2) O que você gosta de fazer? 3) Qual sua comida preferida 4) O que quer ser quando crescer 5) O que espera dos nosso encontros semanais?

Fiz para todas as minhas turmas (2º ano até 5º ano) e funcionou!
As crianças começaram a se soltar e viram que eu não mordo!

Após a apresentação, fiz uma dinâmica de minha autoria, pois não tive tempo de imprimir as notas que a Angels tinha nos enviado.


Dinâmica: Formas Geométricas.
Objetivo: Desenhar diversos objetos que possuam formas geométricas que as crianças conheçam. (Normalmente: quadrado, triângulo, retângulo, circulo, losango) 
Cada um na sua vez, vai ao quadro e desenha algo que se assemelhe as formas geométricas. Encontravam algumas dificuldades, mas foram seguindo o esquema do joguinho. 

Depois de uns dias, pensei diferente e fiz da seguinte forma:
Criar uma cidade somente com formas geométricas, eu começaria e elas terminariam.
Deu super certo para primeira interação do ano.
Atividade simples que fez com que todos se sentissem capazes de realizarem a tarefa.

Prós: A timidez foi embora, participarem muito bem da dinâmica e se sentiram capazes de realizá-la e prontas para as próximas atividades.
Contras: Nenhum.

2ª e 3ª aula: Lojinha!!!

Na segunda aula, comecei com a lojinha!
As crianças se animaram muito quando disse que faríamos uma lojinha e que iríamos tanto comprar como vender (dar troco).
Como a Angels nos enviou as notinhas, pensei em fazer toda a construção da dinâmica com eles. Então, tirei diversas cópias das notas e as levei em preto e branco.

Nessa aula, as indaguei sobre as cores das notas e todas as crianças já tinham a ciência das cores exatas de cada nota, ainda bem que o dinheiro não está distante do cotidiano das mesmas. Depois dos esclarecimentos das cores, começaram a pintar nota por nota, como na foto abaixo:

Depois disso, recortaram:


Após isso, começaram a montar a lojinha! Nisso, pedi para que criassem produtos para a nossa loja e que poderia ser qualquer coisa!
A seguir, criamos um nome para a loja com opções criadas pelas crianças e depois realizamos uma votação.

Tcharam!, abaixo está um exemplo:


Obs: Falei um pouco sobre o simbolo real e sobre o cifrão.

A seguir, trabalhamos tanto como vendas quanto como compras:

1) Formaram uma fila.
2) O comprador iria com algumas notas e o vendedor estaria o esperando.
3) Após feito a compra e dado o troco, o comprador viraria vendedor e o vendedor iria para o final da fila de compradores.
4) Todos foram tanto compradores como vendedores. A ideia de troco (subtração) foi realizada até com os alunos do 2º Ano.

Prós: Ótima dinâmica envolvendo adição e subtração. Envolve matemática, mas envolve dinâmicas que as crianças gostam de realizar, como pintar, recortar, desenhar, comprar e vender.
Contras: Nenhum

Obs: Precisei de duas aulas para executá-la por completo.

4ª aula: Pirâmide!!!

HAHAHAHAHA, quando cheguei com essa brincadeira, meu Deus, se empolgaram muito!
Em todas as salas fiz dois campeonatos. Fiz duas vezes, pois o segundo campeonato foi uma "segunda chance" aos que se sentiram mal por terem perdido.

A ideia do jogo é formar pensamento estratégico e muitas crianças planejaram muito bem suas jogadas, outras só marcaram sem entender muito bem, hahaha.

O jogo foi muito bom no início até quase o final do jogo. No final do jogo, algumas crianças se sentiram mal por terem perdido e uma aluna minha chorou. :(

Como é um jogo um pouco competitivo, conversei um pouco com eles, tanto antes como depois do jogo com os dizeres: "O importante é participar e se divertir, não importa quem irá perder ou ganhar" 

Uma foto da dinâmica:
PS: Quando chega nessa parte do jogo, onde sobram 3 quadrados, um pensamento lógico é importantíssimo para a vitória. Meu aluno, Murilo, se deu muito bem nessa partida.



Prós: Pensamento estratégico.
Contras: Competição.

Depois posto as outras 3 aulas! Até mais!

Victor Tanaka.



Nenhum comentário:

Postar um comentário