Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

quarta-feira, 9 de julho de 2014

The Math Circle nos Estados Unidos: Novidades

Boa noite pessoal,
Eu espero que todos vocês estejam bem. Estamos muito felizes com a oportunidade de estar no curso do The Math Circle na Universidade de Notre Dame, em Indiana. 
Nossa rotina está organizada em: Desafios de Matemática liderados tanto pelo Bob e a Ellen Kaplan, como por outros educadores do Circulo dos Estados Unidos, durante a manhã. Pela tarde, nos organizamos em pequenos grupos para planejar aulas e ministrar aulas para as crianças. O Circulo que a Dani, Robson e eu estamos é o círculo das crianças menores, entre 6-8 anos e idade. 
Mas hoje descreverei uma das aulas que o Bob Kaplan deu para as crianças do nosso círculo.

_______________________________

Bob: Existem números entre números?
Crianças pensam... e depois respondem: Sim, entre o 5 e o 7 existe o 6. 
Bob faz um desenho na reta número mostrando que o 6 está entre o 5 e o 7.
Ele desenha uma reta numérica na lousa para as crianças acompanharem o raciocínio.
Depois ele pergunta: - "Como eu posso cortar este sanduiche (ele desenhou um quadrado na lousa) para meus amigos?
E as crianças foram desenhando no quadro as suas ideias.
Depois ele pergunta: "Qual o número representa a metade?"
Uma criança respondeu: - "1/2".
Bob, então pergunta novamente: "Como eu posso cortar esse sanduiche para três pessoas?" Existe mais de uma possibilidade?"
E as crianças vão mostrando suas ideias (Ver as fotos).
Depois Bob organiza na lousa o pensamento das crianças sobre os cortes no sanduíche.
Depois ele procura mostrar para as crianças a ideia de número negativo com a seguinte pergunta: "Existem três pessoas na sala, mas 7 saem. Quantas pessoas precisam voltar para ficar zero ou sem ninguem?"
As crianças pensam e conseguem costruir juntas o seguinte raciocínio: 3 - 7 + 4 = -4 + 4 = 0.
Depois dessa etapa, Bob seguiu para outras atividades, como a atividade da Bailarina na reta numérica e depois uma máquina de função.



__________________________________

Depois postaremos mais novidades para vocês. Estamos tentando aprimorar nosso conhecimento sobre a abordagem do The Math Circle para levar o melhor que pudermos para o Brasil.

(Karolynne Barrozo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário