Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Bailarina com Espelho

Boa noite pessoal,

hoje iniciamos as aulas com as turmas de 3º e 4º anos da escola CEU Jaguaré.

Iniciei a atividade perguntando se todos gostavam de dançar e se alguém já tinha pensando em ser bailarina/o. Pedi então que alguma destas crianças fizesse o passo inicial da bailarina (assim como o nosso queridíssimo Cleiton apresentou no workshop) e em seguida perguntei se a bailarina dançava pelo ar. Eles disseram que ela dançava em cima de um palco e que, não só isso, havia um espelho no palco também.
(Um parênteses: Achei que o espelho seria uma boa forma de na próxima aula linkar esta atividade com os números negativos, gostaria que vocês opinassem sobre isso, por favor :D)
Como era meu primeiro contato com a turma, anotei o nome deles na lousa e, logo após desenhar a bailarina, seu espelho e seu palco, perguntei: "Quantos nomes anotei na lousa?" e eles me responderam 10. Coloquei o número um pouco mais afastado da bailarina e perguntei se além daquele que estava na lousa, a bailarina fazia outro passo de dança. Entre muitas sugestões surgiu a palavra SALTO. Perguntei quantos saltos eles achavam que a bailarina deveria dar para chegar ao número 10 e eles imediatamente disseram "10 SALTOS!". Desenhei os saltos e pedi para cada um ir na lousa e preencher os números do "palco". Após as 9 crianças preencherem do número 1 ao 9, eles disseram: "Professora, o Ryan não escreveu na lousa!". Eu respondi "Poooxa, é mesmo... mas será que não sobrou nenhum número pro Ryan?". Depois de algumas observações eles disseram "Já sei professora, ele pode desenhar onde a bailarina está parada, no ZERO!", e assim todos escreveram um número da reta.
Antes de chegarmos a formalização, perguntei quais sinais matemáticos eles conheciam, e montamos uma espécie de tabela:
MAIS +
MENOS -
DIVIDIR :
VEZES x

Após isto, analisamos as possibilidades da bailarina chegar no final (número 10), ou seja, indo de 1 em 1, 2 em 2, 3 em 3, ... trabalhando assim os conceitos de adição e subtração. É importante lembrar que quando escrevia a conta 1+1+1+1+1+1+1+1+1+1, escrevia 10 VEZES O 1 e o VEZES, posteriormente foi substituído pelo x.
E assim iniciamos as turminhas aqui em São Paulo.

Abraços a todos.

Jack

6 comentários:

  1. Que lindo, Jack! Parabéns pela aula e pela organização do quadro!
    Concordo que vc terá um ótimo gancho para os números negativos, as crianças podem imaginar uma outra bailarina dentro do quadro, e para diferenciar uma de outra, usar uma notação ou um símbolo (que eventualmente pode chegar na notação negativa e positive)... Dá pra criar muita coisa, tenho certeza que vc vai dar um show com as crianças! Beijos

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  2. Genial, Jack!!! Os alunos vão pirar quando você pedir pra eles entrarem no "mundo do espelho"!!

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  3. Obrigada Paloma!!!! Issooo, eu pensei nisso mesmo. Tipo F para frente do espelho e T para trás, algo do tipo. Dyego, super bacana!!!! Não tinha pensado como "mundo do espelho", agradeço muito pela sugestão! Muito obrigada pelos comentários, seus fofos! Beijos

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  4. Este comentário foi removido pelo autor.

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  5. Jack, que baita ideia! Amanha começarei com as minhas turminhas aqui em Porto e com certeza vou lembrar das tuas dicas! Adorei.
    Beijo Jordana

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  6. Obrigada Jordana! Que bom que gostou!!! E deu tudo certo com as turminhas? Espero que sim! Beeeeeeeeeeeeijos, Jack

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