Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Boa noite colegas, como estão?

Venho compartilhar uma atividade já descrita aqui pelo Vinicius Sbaiz.
Nessas turmas especificamente levei um tempo maior para conseguir alcançar o resultado, mas no final deu tudo certo,
Na primeira aula perguntei diferentes formas de dividir o bolo em 4 pedaços, já que na festa estariam eu e mais 3 pessoas. As sugestões dos alunos foram:



Após estas primeiras sugestões, na aula seguinte decidimos utilizar os 3 estilos de cortes mais justos, onde todos comeriam pedaços de bolo do mesmo tamanho. Pedi para que eles comparassem os tamanhos dos pedaços e, ao final, chegamos a seguinte conclusão:



Assim, todos os pedaços estavam eram do mesmo tamanho, mesmo em diferentes formas geométricas.

Na terceira aula trabalhamos a ideia de equivalência, mas discutida na seguinte forma:
 Se eu comer 1 pedaço de 1 bolo dividido em 2 pedaços, quantos pedaços eu terei que comer de um outro bolo dividido em 4 pedaços para comer a mesma quantidade?
Desenhei na lousa os bolos divididos e pedi que eles pintassem a quantidade e escrevessem o número de pedaços que comeu, ou seja, se ele comeu 2 pedaços de 4, comeu 2/4, e assim por diante:



Na aula seguinte, levei a reta dos números e pedi que eles posicionassem os números 1/2, 1/4. 1/8, entre outros na reta. Uns ajudavam aos outros a preencherem os números e quando surgia alguma dúvida eu sempre retomava a ideia do bolo: " Se eu como 1/4 e você come 1/2, quem come menos?" E eles diziam "Você, professora!". "Então qual número é maior? 1/4 ou 1/2?" e assim eles mesmos iam posicionando e se corrgindo, foi muito bom!
Obs: Como eles ficaram bastante agitados ao colocar os números na reta, não consegui tirar muitas fotos. rs.



Fiquei muuuuito contente que eles entenderam de fato esse conceito! Vale ressaltar que é preciso muita paciência, que é preciso caminhar no ritmo das crianças para que suas descobertas fiquem muito claras! Vale muito a pena cada segundo.

Até a próxima! 
Abraços,

Jack :)

2 comentários:

  1. Jack, parabéns!
    Muito bom ver como você conduziu sem presa, sem pressão por 'fazer a atividade' (não podemos cair na mesma armadilha da pressão por cobrir o programa como acontece na maioria das aulas tradicionais). Excelente como vocês trabalharam a questão ao longo de varias aulas como fazem o Bob e a Ellen, e as crianças tiveram a oportunidade de construir esse conhecimento com confiança, de realmente se apropriar do conceito elas mesmas.
    Colegas prestem atenção neste relato da Jaquellyne

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  2. Muito obrigada Angels, fico muito feliz! Tentamos ao máximo seguir o ritmo das crianças, acompanhando a turma no processo de aprendizagem e formalização. Espero que o que elas adquiriram as acompanhe pelo resto da vida :)
    Mais uma vez obrigada!
    Beijos, Jack.

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