Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Dividindo o Bolo da Festa

Considerações iniciais

Essa semana, fiz com minhas turminhas a atividade de frações, já havia feito ano passado e esse ano resolvi refazer com algumas adaptações, para tentar suprir as dificuldades que outras turmas tiveram.
Para que isso fosse feito, elaborei um simples material de apoio, composto por:

2 quadrados grandes de mesmo tamanho, porém, com cortes diferentes, onde cada um foi dividido em quatro partes iguais




2 figuras diferentes representando ¼ do quadrado grande.






uma figura que representa ¼ do quadrado grande dividido ao meio.


Dividindo o bolo da Festa

Para iniciar a aula disse aos alunos que estava com um grande problema e que precisava da ajuda deles para solucionar.

EDUCADOR: “Eu vou fazer uma festa de aniversário e vou convidar mais 3 amigos, então quantas pessoas  terão em minha festa?”
ALUNOS: “ 4 pessoas!!!!!!”
EDUCADOR: “Mas o que não pode faltar numa festa?”
ALUNOS: “BOOOOLOOO”
EDUCADOR: “Mas como posso dividir meu bolo para as 4 pessoas de forma a todos comerem a mesma quantidade? ”

Nesse momento eu pedi para os alunos irem até a lousa e fazerem as partições do bolo, após isso coloquei na lousa os 2 quadrados maiores, divididos em formas iguais as que eles haviam dividido. (Optei em levar os cortes nas diagonais e com corte em cruz, para uma melhor visualização).

Num segundo momento, colei sobre o quadrado grande as duas peças que ocupam ¼ da figura, uma em forma triangular e outra quadrada.

EDUCADOR: “Mas, se eu comer um pedaço igual esse triangulo e comer um pedaço igual esse quadrado, eu comerei a mesma quantidade?”
ALUNOS: “ Nãããããoooooo, claro que Nãooooooooo, o triangulo é maior.”

Anotei no quadro as respostas deles sobre qual peça eles achavam maior, nenhum aluno disse que era igual de inicio.

EDUCADOR: “vamos pensar nesse quadradinho menor, (o que representa ¼ da figura), como podemos dividir em 2 partes?”

Novamente deixe eles irem até a lousa e fazerem seus cortes, falei para usarmos o corte na diagonal, resultando em dois trangulos”

EDUCADOR: “Bom agora temos essas duas peças que representam o quadradinho, como podemos saber se ela é maior, menor ou igual ao triangulo?”
ALUNO(A): “facilllll, só colocar encima do triangulo”

Colei as peças sobre o triangulo e logo todos pediram para mudar os palpites inicial.








Após isso questionei os alunos.

EDUCADOR: “Se eu comer 1 pedaço desse bolo, quantos terei comido?”

Após uma discussão chegamos a conclusão que comi 1 pedaço de 4.

EDUCADOR: “Quando fazemos contas de mais, por exemplo, nós escrevemos assim (2 mais 2)?”
ALUNOS: “Não, nós fazemos 2+2”
EDUCADOR: “hummm, então temos que achar um simbolo para representar pedaços!
O que precisamos para fazer um pedaço de bolo”
ALUNOS: “de uma faca (espátula”)”
EDUCADOR: “E a faca faz o quê?”
ALUNOS: “corta”
EDUCADOR: “Então podemos usar um corte assim  ___?”

Dessa forma escrevemos os pedaços.
Ao chegar em 4/4, perguntei novamente:

EDUCADOR: “Caso eu coma 4/4. Quanto eu comi do bolo?”
ALUNOS: “ o Bolo todo”
EDUCADOR: “ Então 4/4 é igual a quanto?”
ALUNOS: “1 bolo inteiro”

É possível fazer muitas outras abordagens após esse momento, como por exemplo, ligar com a reta numérica, usando números entre números e frações equivalentes, assim como somas de frações.


Espero que gostem!

Vinicius Sbaiz- São Paulo








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