sábado, 21 de dezembro de 2013
Acreditar é fundamental
sexta-feira, 20 de dezembro de 2013
O fim de um ciclo
Minha aulas terminaram semana passada, mas meu último dia na escola foi terça. Segunda pela manhã, fui à escola para a festinha de Natal das minhas crianças (rs), acredito que todos ficamos sensibilizados com esse clima de fim de ano mas na segunda pela manhã foi doloroso demais ver as crianças me pedindo: "tia, passa natal comigo lá em casa" "professora, diz que vai ficar pra sempre na escola". Chorei feito os menores vendo o Papai Noel. Na terça à noite, fui para a festa de colação das turmas do 5º ano e mais emoção, pois o fim de um ciclo é sempre emocionante, talvez seja esse o motivo dessa sensibilidade à flor da pele a cada fim de ano. Uma aluna me surpreendeu durante o discurso de oradora agradecendo por eu ter entrado na escola e dizendo que vai se esforçar pra ser uma boa aluna e lembrar do que ensinei. (Preciso repetir que chorei?). Fiquei triste de não ter gravado o momento, mas vou lembrar sempre disso.
Me formei há pouco tempo e sou licenciada para trabalhar com os alunos do fundamental maior e ensino médio. Entrei para o Círculo pois vi uma oportunidade de adquirir novos conhecimentos para minha vida profissional. Mas ganhei muito mais do que isso, o que aprendi com essas crianças não se escreve em nenhum Curriculo Lattes.
quarta-feira, 18 de dezembro de 2013
Semana final
Hoje eu terminei oficialmente todas as aulas do círculo, com a festa de fim de ano dos alunos muitos se despediram com grandes abraços, outros com singelos tchau e alguns perguntaram se eu tinha parado de gostar deles, uns mais fofos do que outros e eu só tenho agradecer a todos por esse grande projeto além da escola que me acolheu de forma maravilhosa e os alunos que fizeram desse projeto possível! Não recebi tantas mensagens deles mas coloquei nas fotos algumas delas.
domingo, 15 de dezembro de 2013
Finalizando
Presentes que ganhei das crianças nesta última semana, refletindo o agradecimento e afeto que construímos no decorrer das aulas. |
quarta-feira, 11 de dezembro de 2013
Reconhecimento
E isso me fez pensar bastante. Lembro que no primeiro workshop eu quase não falei do que eu esperava do projeto. Não que eu não esperasse que desse certo, mas eu sou meio de acreditar mais nos resultados do que nas expectativas, isso é coisa minha, na minha vida acadêmica aprendi muito a ter o pensamento desse jeito. E hoje, conversando com umas das coordenadoras pedagógicas da escola, falei pra ela que, como era um projeto piloto, não sabíamos se realmente daria certo, mas hoje posso dizer com todas as letras, que DEU CERTO SIM! Estou muito feliz com tudo o que tem acontecido na escola. As professoras chegam comigo e falam que os alunos melhoraram bastante, não só na matemática, mas no comportamento, na disciplina e no interesse em aprender e eu vejo isso todas as vezes que estou andando pela trilha e vem aquele monte de crianças correndo me abraçar. Vi isso na animação deles todas as vezes em que eu chegava na porta de suas salas e eles faziam a maior festa, quando eles me abordavam pela trilha perguntando "tia, a senhora vai chamar a gente hoje?".
É gratificante perceber que estou fazendo a diferença no aprendizado dessas crianças e espero contribuir desssa forma cada vez mais.
Despedidas
Ontem eu terminei as aulas com o quinto ano, e eles definitivamente foram maravilhosos, apresentaram uma excelente evolução e eu vou sentir falta deles, era uma das minhas melhores turmas e quando eu terminei ontem todos me abraçaram e alguns até pediram pra eu ser professora deles haha. Essa foto é um pouco antiga mas como eu ainda não tinha postado resolvi postar agora, nesse dia eles estavam fazendo a atividade do sanduíche e na hora que eu deixei eles dividirem o sanduíche eles adoraram, não foi a melhor atividade que eles fizeram mas foi a que eles mais participaram com certeza!
terça-feira, 10 de dezembro de 2013
O melhor dos reconhecimentos!
o questionário incompleto que é uma felicidade
Questionário final!!!
domingo, 8 de dezembro de 2013
Questionário
O Relógio
sábado, 7 de dezembro de 2013
Mais um dia...
Eu cheguei em uma das salas do 3 ano sem o conteúdo feito. Apenas sabia que ia trabalhar com mais enfoque na atividade que eles escolhessem e a atividade que essa turma escolheu foi a da bailarina. Bom, "então vamos trabalhar com pulos maiores !" , eu disse à turma. E assim eu perguntei o numero de saltos que a bailarina devia fazer e a outro eu perguntei quantas vezes ela devia fazer aquilo. Assim, funcionou todos os números. Dessa forma, a aula foi rolando até alguns deles perceberem que o total de "pulinhos" que ela fazia era a multiplicação dos números, ai sempre quando eles decidiam o numero de pulos e quantas vezes ia fazer aquilo ele multiplicavam e achavam a resposta. Mas, então eu disse que dessa vez a bailarina não ia partir mais do zero e sim de outro numero. Então, eles já começaram a pensar mais. E ficaram com a missão de encontrar também uma maneira mais rápida da bailarina pular. Também propus de fazer varias saltos de formas diferentes ao mesmo tempo e saber aonde ela ia parar de dançar. Bom, foi muito legal e as crianças já estão mais soltas e confortáveis dentro da sala. Sabemos que não são todas, pois ainda existem aqueles que não querem participar e aqueles que encontram outra diversão no momento da aulas. Mas, estou chegando ao fim com um sentimento de missão cumprida.
sexta-feira, 6 de dezembro de 2013
Apresentação do Projeto na Semana Universitária da UECE
Atividade Sanduíche
quinta-feira, 5 de dezembro de 2013
kabum!!!
Na semana passada, um tanto conturbada por motivos de doença, só foi possível realizar apenas seis aulas. Contudo, minha grande recompensa é ver como as crianças estão evoluindo e gostando cada vez mais das aulas do círculo.
Apliquei a atividade dos pontos explosivos, e claro foi a sensação ou como eles dizem "Foi Firme" que na linguagem deles como a própria diretora me confirmou que significa algo muito legal.
Para as crianças fazer Kabum, foi tão legal para elas, e assim que elas descobriram como funcionava os pontos explosivos, então elas foram para o quadro fazer as bolinhas, e surgiram os números grandes até porque elas queriam fazer muitas vezes Kabum!
quarta-feira, 4 de dezembro de 2013
O Relógio e o tempo de aprendizagem
Chato que não deu para fazer com outra turma, porque as aulas foram suspensas por causa de uma forte chuva que caiu na cidade semana passada.
Retomada das postagens
Carinho das crianças
segunda-feira, 2 de dezembro de 2013
Pergunta difícil
Os demais alunos vinham com contas enormes para eu responder na questão 6 e algumas eu cheguei a fazer no quadro como 20033x30034, aí o aluno da questão 4 veio e me fez a pergunta: "Toma tia, agora responde essa: 'Quantas estrelas tem no céu?' Já que a senhora veio perguntar pra mim quantos grãos de areia tem na praia!"
Eu sorri pra ele e falei que tudo bem, mas que era um pergunta difícil mesmo. Então respondi que há bilhões de estrelas no céu.