Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Indo às compras...

Antes de começar o círculo, e começando ao mesmo tempo, decidi ir ás compras com meus alunos. Perguntei-lhes o que queriam comprar, todos, repito: todos me bombardearam com nome de comidas. E depois com nomes de eletrônicos, um ou outro tipo apareciam de vez em quando, de acordo com que eu ia perguntando o que eles queriam comprar eu perguntava quanto custava aquele produto para eles, e em um consenso nós decidíamos  o valor, aos poucos eu ia apresentando a metodologia do circulo, como: ouvir o colega, ser paciente e esperar sua vez. Então, eu fiz minhas cédulas no quadro, entreguei quatro pedaços  de  papel para cada aluno e pedi para que eles escolhessem um dos valores que eu tinha desenhado para cada pedaço. Depois de lista feita e cédulas prontas,eu agora era o vendedor da história e perguntava de produto em produto quem queria o comprar. O interessante é que eu percebi que as crianças começaram a comparar valores, e eu puxei isso delas, quando elas vinham com valores menores eu dizia que não dava pra comprar, outras vinham e já falavam: " Tio, eu quero meu troco." e assim as aulas aconteceram. No fim, elas algumas ficaram com dinheiro, e outras nem chegaram no ultimo produto, sentei juntos com elas e falei sobre economizar e ter uma visão de necessidade futura, que nós não podíamos comprar só porque tal coisa é boa, porque mais na frente a gente poderia precisar do dinheiro e não teríamos, como foi no caso de um aluno que queria comprar uma " casa " e não tinha dinheiro suficiente. Depois disso, reforcei os "princípios" do círculo e encerrei minha aula. A aceitação dos alunos foi ótima e a aula passou rápida demais.
Abraços, até mais.





Nenhum comentário:

Postar um comentário