Bom dia!!!
Criei esse post para falar um pouco sobre as atividades lúdicas.
Nas minhas aulas, elas têm sido ótimas. As brincadeiras são envolventes, divertidas e algumas vezes já repeti a mesma atividade por conta das crianças terem gostado muito. (Mas claro, repeti de um modo mais difícil para que pensassem mais, já que conheciam como funcionava)
Conseguir fazer com que as crianças começassem a ter o comportamento que queremos.
Como eu fiz? Em cada jogo, tentei observar o comportamento natural dos alunos de acordo as circunstancias do jogo e comecei a intermediar algumas atitudes, conversando de um modo bem sutil e tranquilo para que observem se é legal ou não fazer isso com alguém e como deveriam se comportar (Ou seja, comecei a jogar perguntas no ar para que pensassem sobre suas atitudes). Irei enumerar algumas situações:
Situação 1) Respeito as diferenças, erros e acertos.
Muitas vezes, observei que a participação de todos gera conflitos que na maioria das vezes é de auto-afirmação com uma relação de "hierarquia de conhecimento".
As frases que as crianças dizem: "Eu sou melhor que você", "Você é burro", "Você não sabe contar?", "Como você não sabe fazer isso? Tão fácil...", entre outras, geravam conflitos desnecessários.
É claro que as crianças que dizem isso não sabem da influencia dessas frases na vida das que recebem este tipo de comentário, mas é super importante que os educadores interfiram nessas situações para que as crianças que fazem esse tipo de ação entendam melhor como que a pessoa que recebe esse tipo de comentário se sentiria ao ouvir.
Na minha sala, as atitudes têm mudado bastante e a cooperação, onde, um ajuda o outro quando possui dificuldades/dúvidas tem aumentado.
Situação 2) Levantar a mão e falar (caso tenham muitas crianças querendo falar ao mesmo tempo).
A falta de coordenação na sala leva a situações onde o professor ouve quem fala mais alto e quem chama mais atenção, prejudicando aqueles alunos que falam baixo e/ou são retraídos/tímidos. Então, tento na medida do possível, fazer com que um escute o outro e que depois de ter terminado a frase, se inicie outro comentário.
Situação 3) Ganhar ou perder.
Alguns jogos dessas atividades possuíam vencedores e consequentemente perdedores. (Por mais que eu não falasse a parte da perda)
Ganhar ou perder é algo natural e que sempre estará presente em nossas vidas.
A questão é: Como lidar com uma competição? Como lidar com uma derrota?
Tive vários problemas em relação a isso, mas que foram super importantes para as conversas que tive com as crianças. Conversamos durante várias aulas sobre essa questão.
Observei também que por mais que não seja um jogo competitivo, quem erra ou acerta em uma brincadeira de lojinha, por exemplo, transforma-se em uma competição indireta, onde erros e acertos são contados e comentados entre eles.
A solução encontrada foi dizer para que os vencem que não precisam demonstrar que sabem mais ou que conseguiram executar mais rápido. Para os que perderam, eu digo que é somente uma brincadeira, nada sério, que o importante é participar e se divertir e que aprendemos muito com o erro.
Eu senti que as crianças entenderam e que começaram a não se importar com vencer ou perder. Começaram a entender que participar, tirar dúvidas e se divertir era muito mais importante.
Gostaria de saber como estão sendo as atividades para vocês e opiniões para que aperfeiçoemos ainda mais nossas aulas.
Victor Tanaka.
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