Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

segunda-feira, 24 de março de 2014

Par-Ímpar / Pirâmide do Faraó

Semana passada, segunda semana de círculo, inicie as aulas com a atividade par-ímpar (parecido com vivo-morto: se dissesse número par eles tinham que bater palmas e se dissesse ímpar eles tinham que ficar "imóveis"). É válido observar como o interesse pelas atividades muda de acordo com as idades. Nas turmas de 3º e 4º ano, onde os alunos já conheciam a classificação par-ímpar, eles gostaram, mas 5 minutos nessa atividade foi suficiente, pois não era algo novo. Mas, nas turmas de 2º ano, onde ainda não conheciam sobre par-ímpar, conversamos primeiro sobre esses números e eles logo entenderam a classificação, passamos a brincadeira e acho que poderia ficar a aula inteira nessa atividade e eles ainda estariam animados brincando com isso! Era um grande desafio acertar a classificação, ainda mais com números grandes!

Depois fizemos a atividade da pirâmide e os alunos estavam animados quando sugeri que a realizássemos com professor X alunos. A princípio acharam que sempre tinham que marcar 2 x's (símbolo deles) em cada jogada para ganharem, achavam que tendo mais de seus símbolos poderiam ganhar mais fácil, mas ao longo do jogo foram percebendo que isso não influenciava no resultado e alguns alunos optaram por marcar somente um x em suas jogadas. Jogamos isso durante o restante da aula e alguns alunos começaram a pensar em estratégias para ganhar à medida que entendiam melhor o jogo. A pirâmide inicial tinha 6 andares, mas em algumas turmas, por sugestão dos alunos fizemos pirâmides maiores o que tornou a brincadeira mais longa e mais "desafiadora".





Um comentário: