Começamos
fazendo pequenas somas como 1+2, depois 1+2+3 e 1+2+3+4 e depois passei para
1+2+3+...+10. Eles inicialmente ficaram somando na ordem crescente dos números.
Então um aluno sugeriu que fizéssemos primeiro 1+2, depois 3+4 e assim
sucessivamente. Então ele foi ao quadro e começou a resolver 1+2=3, 3+4=7,
5+6=11, 7+8=15, 9+10=19. Depois ele fez 3+7=10, 11+15=26, e depois somou
10+26=36, que depois somou 36+19=55, chegando ao resultado. E depois a turma disse que poderíamos somar pares diferentes, não necessariamente na ordem. E assim, foram fazendo até chegarem aos pares que resultavam na mesma soma.
Esse exercício é muito interessante pois quebra a rotina de como vemos os números. Bob e Ellen escolheram o 1 até 20 nas duas palestras que deram. Esse 1+....é genial, também legal ver como a imaginação pode levar a combinações diferentes, obrigado por compartilhar, abraços
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