Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

domingo, 1 de junho de 2014

Números e Pontos

Durante essa semana estive trabalhando com meus alunos a representação de números com os pontos na tabela de 1000-100-10-1. As experiências foram interessantes, mas bem diferentes dependendo da turma.

Em algumas turmas, especialmente as que já tinham tido aulas do círculo no ano passado, chegamos a trabalhar expressões numéricas. Por exemplo, em uma das turmas uma das alunas escolheu o número 8735 e construímos esse número com pontos na tabela (8 pontos na casa do milhar, 7 pontos na casa da centena, etc). Depois perguntei porque eles tinham colocado os pontos distribuídos daquela maneira e uma aluna respondeu: "Porque 8753 é igual a 1000+1000+1000+1000+1000+1000+1000+1000+100+100+100+100+100+100+10+10+10+1+1+1+1+1." Enquanto ela falava, eu escrevia no quadro e assim que terminou um aluno disse: "nossa! Que conta enorme! Não tem como escrever isso menor?". Fui anotando as sugestões deles, até que um aluno disse "acho que podíamos usar multiplicação". E assim, acabamos chegando a expressão (1000x8)+(100x7)+(10x3)+(1x5). Eles gostaram muito e quiseram tentar novamente com outros números. Foi muito legal vê-los montando expressões numéricas e compreendendo elas!

Por outro lado, em algumas turmas de 2º ano, alguns alunos não conseguiram compreender muito bem a atividade. Eles não conseguiram diferenciar milhar de centena ou dezena ou unidade. Para eles só valia a quantidade de pontos, por exemplo, se havia 9 pontos na unidade, isso era o mesmo que 9 pontos na dezena, ou que 5 pontos na centena e 4 pontos na unidade.  Com certeza, terei que retomar algumas vezes a atividade nessas turmas e pensar em maneiras de auxiliá-los a entender as posições dos números... (P.S. aceito sugestões!).






Nenhum comentário:

Postar um comentário