Considerações
iniciais
Essa
semana, fiz com minhas turminhas a atividade de frações, já havia
feito ano passado e esse ano resolvi refazer com algumas adaptações,
para tentar suprir as dificuldades que outras turmas tiveram.
Para
que isso fosse feito, elaborei um simples material de apoio, composto
por:
2
quadrados grandes de mesmo tamanho, porém, com cortes diferentes,
onde cada um foi dividido em quatro partes iguais
2
figuras diferentes representando ¼ do quadrado grande.
uma
figura que representa ¼ do quadrado grande dividido ao meio.
Dividindo
o bolo da Festa
Para
iniciar a aula disse aos alunos que estava com um grande problema e
que precisava da ajuda deles para solucionar.
EDUCADOR:
“Eu vou fazer uma festa de aniversário e vou convidar mais 3
amigos, então quantas pessoas terão em minha festa?”
ALUNOS:
“ 4 pessoas!!!!!!”
EDUCADOR:
“Mas o que não pode faltar numa festa?”
ALUNOS:
“BOOOOLOOO”
EDUCADOR:
“Mas como posso dividir meu bolo para as 4 pessoas de forma a todos
comerem a mesma quantidade? ”
Nesse
momento eu pedi para os alunos irem até a lousa e fazerem as
partições do bolo, após isso coloquei na lousa os 2 quadrados
maiores, divididos em formas iguais as que eles haviam dividido.
(Optei em levar os cortes nas diagonais e com corte em cruz, para uma
melhor visualização).
Num
segundo momento, colei sobre o quadrado grande as duas peças que
ocupam ¼ da figura, uma em forma triangular e outra quadrada.
EDUCADOR:
“Mas, se eu comer um pedaço igual esse triangulo e comer um pedaço
igual esse quadrado, eu comerei a mesma quantidade?”
ALUNOS:
“ Nãããããoooooo, claro que Nãooooooooo, o triangulo é maior.”
Anotei
no quadro as respostas deles sobre qual peça eles achavam maior,
nenhum aluno disse que era igual de inicio.
EDUCADOR:
“vamos pensar nesse quadradinho menor, (o que representa ¼ da
figura), como podemos dividir em 2 partes?”
Novamente
deixe eles irem até a lousa e fazerem seus cortes, falei para
usarmos o corte na diagonal, resultando em dois trangulos”
EDUCADOR:
“Bom agora temos essas duas peças que representam o quadradinho,
como podemos saber se ela é maior, menor ou igual ao triangulo?”
ALUNO(A):
“facilllll, só colocar encima do triangulo”
Colei
as peças sobre o triangulo e logo todos pediram para mudar os
palpites inicial.
Após
isso questionei os alunos.
EDUCADOR:
“Se eu comer 1 pedaço desse bolo, quantos terei comido?”
Após
uma discussão chegamos a conclusão que comi 1 pedaço de 4.
EDUCADOR:
“Quando fazemos contas de mais, por exemplo, nós escrevemos assim
(2 mais 2)?”
ALUNOS:
“Não, nós fazemos 2+2”
EDUCADOR:
“hummm, então temos que achar um simbolo para representar pedaços!
O
que precisamos para fazer um pedaço de bolo”
ALUNOS:
“de uma faca (espátula”)”
EDUCADOR:
“E a faca faz o quê?”
ALUNOS:
“corta”
EDUCADOR:
“Então podemos usar um corte assim ___?”
Dessa
forma escrevemos os pedaços.
Ao
chegar em 4/4, perguntei novamente:
EDUCADOR:
“Caso eu coma 4/4. Quanto eu comi do bolo?”
ALUNOS:
“ o Bolo todo”
EDUCADOR:
“ Então 4/4 é igual a quanto?”
ALUNOS:
“1 bolo inteiro”
É
possível fazer muitas outras abordagens após esse momento, como por
exemplo, ligar com a reta numérica, usando números entre números e
frações equivalentes, assim como somas de frações.
Espero
que gostem!
Vinicius
Sbaiz- São Paulo
Eu adorei! Vou fazer com meus alunos também
ResponderExcluirCara! Irado. Adorei e com certeza farei com meus amores e amoras também. Parabéns!
ResponderExcluirParabéns Vinicius, muito legal!
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